MEI

Autônomo, MEI e o eSocial

Quem é o Autônomo

Autônomo é a pessoa física que presta serviço a uma ou mais empresa, sem que haja uma relação de emprego.

 

Quem é o MEI

O MEI (Microempreendedor Individual) é a pessoa que trabalha para ela mesma, mas de forma legalizada, tem um CNPJ.

 

Contratação do serviço

Ao contratar o serviço de uma pessoa física ou de um MEI, solicite que este te apresente as informações necessárias para realizar a pesquisa de qualificação cadastral .

Para realizar a pesquisa, solicite nome completo, data de nascimento, CPF e PIS e realize a pesquisa.

Se o Autônomo ou MEI tiver qualquer divergência nos dados cadastrais, você não poderá contratar o serviço, pois terá problemas ao transmitir o eSocial, o que poderá gerar multa para a empresa.

Realizada a qualificação cadastral e estando tudo certinho, solicite os documentos do Autônomo para cadastro e geração do RPA.

 

Comunicação com seu Contador

É importante comunicar ao seu Contador antes que o fato ocorra, para que ele possa orientá-lo das retenções e para que você possa fazer o pagamento do valor líquido corretamente.

Serviços prestados por autônomos com divergência em qualificação cadastral não poderão ser comunicadas no eSocial e trarão multa ao empregador.

 

Serviço do MEI
Só deverão ser comunicados no eSocial os serviços de MEI prestados à empresas não optantes pelo simples, relacionados ao serviço de elétrica, hidráulica, pintura, alvenaria, carpintaria e manutenção ou reparo de veículos.

 

Prazo de comunicação no eSocial
O prazo para comunicar o serviço do Autônomo e do MEI no eSocial é até o dia 07 do mês seguinte ao da prestação do serviço.

 

Se inscreva em nosso canal no youtube para ficar por dentro das principais novidades da legislação.

Publicamos diversos vídeos super interessantes relacionados ao eSocial e outros assuntos de grande relevância, vale a pena conferir!