5 lições de negócios que os japoneses podem ensinar aos brasileiros

Os brasileiros têm muito o que aprender com os japoneses. É o pensamento que tive após viajar ao Japão, onde palestrei para mulheres que vivem no país. Além de ensinar o que sei sobre Coaching, PNL e sua experiência adquirida ao longo dos mais de 25 anos de empreendedorismo, percebi como é incrível a quantidade de coisas que podemos aprender com os japoneses e aplicar no mundo dos negócios por aqui.

Após a viagem, decidi listar 5 lições para os negócios que podemos aprender com o Japão:

1- Tenha rigorosidade com o horário
Os japoneses são muito rigorosos com o horário e se preocupam muito em não atrasar. Isso não é apenas uma questão de iniciar as reuniões no momento combinado. Como eu li em um livro do T. Harv Eker, você faz tudo da maneira que faz uma única coisa. A simples arrumação dos armários de roupa, por exemplo, já permite novas energias e atitudes, a preocupação com o horário reflete em uma posição de liderança.

Se você se preocupa tanto com o horário, você lidera as suas ações com consciência e passa a estar no controle. Essas pequenas atitudes isoladas definem nossas vidas.

2- Respeite o dinheiro
Fiquei impressionada com o fato de devolverem o dinheiro com as duas mãos e colocarem no pratinho e teve ainda a senhora Takako, que conheci por lá, e me deu um porta-moedas para mostrar seu respeito com o dinheiro. A verdade é que nós brasileiros muitas vezes não valorizamos as moedas, mas se você as guardar todos os dias, poderá ter uma grande surpresa. Nos esquecemos, mas olhar para cada centavo com respeito e cuidado promove uma relação muito melhor com a prosperidade.

3- Trabalhe pelo prazer de agradar e não por gorjetas
No Japão, gorjetas não são aceitas. Lá eles consideram qualquer dinheiro ‘por fora’ como uma desonra e o fato de ser ofensivo para o trabalho que a pessoa está prestando mostra que eles querem agradar e prestar um ótimo trabalho independentemente da posição que ocupam. Isso mostra que é muito importante entregar mais do que o trabalho esperado, indo além do que aquilo pelo qual somos pagos. Então se você dá sempre além do que esperam de você, as pessoas sempre vão lembrar do seu nome. 

4- Valorize o cartão de visitas e o networking
Os japoneses guardam um enorme valor pelo cartão de visitas, chamado por eles de meishi. É um país para você visitar com cartões. O respeito deles pelo cartão reflete o respeito pelas pessoas, além de ser necessário carregar um porta-meishi (porta-cartões), é importante apresentar seu cartão com as duas mãos, com o seu nome virado para cima, e se for para receber primeiro o de outra pessoa, entregue o seu um nível abaixo.

Se estiver numa mesa de reunião, coloque o cartão da pessoa mais importante sobre o seu porta-meishi e os outros ao lado, por ordem de hierarquia. O grande ensinamento desse ritual dos cartões tem relação com humildade e entrega de valor no processo de networking. Em vez de dizer que precisa falar com uma pessoa, você pode explicar que precisa de uma ajuda.

Se você quer realizar seus sonhos e precisa de ajuda, torne-se uma pessoa interessante e ofereça a ajuda primeiro. Temos que aprender a dar antes de receber. Nunca vi uma colheita de qualquer alimento sem a plantação antes.

5- Trabalhe o que for necessário
Assim como no Brasil, os japoneses trabalham bastante. É possível aprender muito com as horas “extras” dos japoneses. Em vez de reclamar do cansaço, eu te convido para dedicar horas extraordinárias para realizar seu sonho! É preciso muita resiliência para conseguir alcançar o que se deseja. O tempo vai passar de qualquer forma, você realizando seu sonho ou não.

Não queira entrar para a estatística de pessoas que chegam ao fim da vida e não realizaram nada do que gostariam. Faça acontecer!

Fonte: Administradores

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.