Lider

Como ser um bom líder: dicas essenciais

Hoje em dia, para ser um bom líder é preciso ir muito além de simplesmente obter bons resultados de vendas ao final do mês. No fim das contas, integrar e incentivar a equipe a bater as metas e atingir os objetivos da empresa da melhor maneira possível são incumbências que fazem parte integral dos mandamentos que guiam os líderes de sucesso. Então pare por um minutinho e responda: você é um líder de equipe que desafia e motiva seus funcionários? Procura oferecer incentivos para que os colaboradores aumentem sua produtividade e seu desempenho geral? Você sabe mesmo como ser um bom líder de equipe?

Competência

Jamais negligencie a qualificação para desenvolver sua competência profissional como líder. Assim, procure ser um líder que conhece bem as atividades que coordenará, além de também ser capaz de efetivamente realizá-las, se for preciso. Afinal de contas, você precisa entender exatamente quais são as responsabilidades e as atividades desempenhadas em cada estágio dos processos produtivos da empresa. Nessa hora, a experiência profissional certamente conta, apesar de não necessariamente significar que profissionais mais jovens não possam ser bons líderes.

Empreendedorismo

Para ser um bom líder, é preciso ter espírito empreendedor. Isso significa que você não pode se conformar com as dificuldades impostas pelo mercado, nem procurar se adequar ao mesmo modelo de negócio da concorrência, por exemplo. Ao contrário, ser um líder empreendedor exige inovação, trabalho com prazer e conhecimento sobre o que é melhor para seu cliente, dentre inúmeras outras coisas. Quer mais dicas sobre empreendedorismo na prática?

Equipe

Mais do que simplesmente delegar tarefas, ser um bom líder significa também integrar sua equipe, coordenar com precisão as atividades que ela desempenha e incentivar a produtividade de seu trabalho. As responsabilidades devem ser correspondidas pelos integrantes, sem competitividade em excesso nem necessidade de constante supervisão. O segredo é não ter receio de colocar a mão na massa e ajudar os membros da equipe caso seja preciso!

Visão

Líderes de sucesso anteveem a direção para onde caminha a empresa, o que os possibilita pensar e efetivamente realizar ações com foco na evolução concreta do negócio. Assim, por mais que sua equipe nem sempre entenda a fundo o propósito de algumas ações, o importante é que você sempre se certifique de que tais atividades atendem às finalidades maiores da empresa, ainda que pensando em médio e longo prazos.

Resiliência

Resiliência é, em poucas palavras, a capacidade que alguém tem de lidar com contratempos e de superá-los, ou seja, é como uma resistência às dificuldades e aos obstáculos da vida. Exercendo a função de líder, essa habilidade é imprescindível no dia a dia de uma empresa, já que as crises, transformações, prejuízos e outras eventualidades são simplesmente inevitáveis. Se você sabe se adaptar a novos contextos e tem aptidões para ser um líder de equipe que incentiva todos a também superarem esses problemas, está no caminho certo.

Relacionamento

Líderes de sucesso também são pessoas que sabem se relacionar bem com os outros, sejam eles clientes, colaboradores, chefes ou quaisquer colegas de trabalho. E essa habilidade vai além da capacidade de simplesmente se comunicar facilmente com as pessoas! O líder deve saber ouvir sugestões, filtrar comentários, identificar eventuais inaptidões e motivar sua equipe quando perceber momentos de fraquejo e dificuldade. Além disso, esses momentos mais difíceis exigem também pulso firme e objetividade — quando necessários, claro.

E você, tem se esforçado para também se tornar um bom líder? Ficou ainda alguma dúvida sobre o que é preciso para ser um líder de sucesso? Comente aqui e dívida suas impressões conosco!

Fonte: conta azul

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