Como Colocar Em Prática A Minha Ideia Empreendedora

Como colocar em prática a minha ideia empreendedora?

Como colocar em prática a minha ideia empreendedora?

Ao falar sobre uma ideia empreendedora, comece pensando: onde você registra suas ideias? Essa é uma prática importante para qualquer empreendedor, especialmente o empreendedor jovem.

Na maioria das vezes, se um empreendedor não esvaziar sua mente, ela pode se tornar sobrecarregada e não conseguir, de fato, se concentrar em nada. Ideias demais na cabeça podem começar a distrair você do seu real trabalho.

Por isso, manter um bloco de notas físico e um bloco de anotações na nuvem, repleto de ideias pelas quais você tem trabalhado ou deseja trabalhar, é essencial.

Após cumprir esse passo, vem a parte mais importante: saber como colocar essas ideias em prática. Saiba mais sobre o assunto!

Afinal, como colocar sua ideia empreendedora em prática?

Tirar da cabeça suas principais ideias para serem exploradas mais tarde é apostar em liberdade para se concentrar em qualquer tarefa que estiver à sua mão. Acredite, isso ajuda imensamente na produtividade.

– Um dos passos mais importantes para colocar uma ideia empreendedora em prática é se libertar dela.

– Se você quer começar uma empresa, ou ganhar algum dinheiro, ou escrever um livro – ou até mesmo pesquisar um tópico para ser usado mais tarde, anote-o para não se esquecer dele.

Em suma, se você não está registrando suas ideias, está enganando sua própria criatividade e terá muito mais dificuldade em colocar sua ideia empreendedora em prática. É como se você estivesse plantando a fruta, mas nunca a colhendo.

  • Pare de fazer isso! Anote uma ideia que você teve hoje antes de ir para a cama e guarde-a.
  • Não se preocupe se ela parece ser uma boa ideia ou uma má ideia. E então, amanhã, faça de novo. Mantenha um bloco de notas ao lado da cama quando você dorme.

– Mais importante do que simplesmente escrever as ideias, no entanto, é desenvolver uma prática de revisitar essas ideias de vez em quando e cultivá-las.

– Se é uma ideia de negócio, em particular, fazer isso pode ser o primeiro passo para quebrar as correntes que atualmente o mantêm acorrentado às suas dificuldades.

A parte importante é desenvolver o hábito de anotar suas ideias agora e, então, mais tarde – quando você tiver sua GRANDE ideia – gravá-la e refletir sobre ela será algo instintivo.

Próximos passos para colocar sua ideia empreendedora em prática

Então, uma vez que você estiver organizado em torno de suas ideias, comece a uni-las umas às outras.

Teste-as para saber se elas são possíveis. Faça pesquisas no Google e encontre informações sobre ela, ou encontre um fórum online e tire suas dúvidas.

  • Como o risco com ideias é mínimo ou inexistente, você não está se comprometendo com nada refletindo sobre elas.
  • Mas, se é uma ideia de negócio, existe um enorme risco potencial de nunca explorar a viabilidade dessa ideia ser colocada em prática. Pergunte a si mesmo: esse é um risco que você está disposto a assumir?

– Se sua ideia empreendedora é uma ideia que você gostaria de monetizar, há toneladas de recursos disponíveis na Internet para descobrir mais detalhes sobre como colocar sua ideia em movimento.

Ou você pode começar escrevendo um plano de negócios simulado. Seja o que for, apenas comece a agir!

Se você refinou sua ideia, e acha que é possível coloca-la em prática, no entanto, dê um passo adiante e identifique se ela é mais do que uma boa ideia em teoria.

  • Passe algum tempo pensando se há uma demanda real por sua ideia. Descubra se é algo que as pessoas querem. Saiba como!

Como saber se minha ideia empreendedora vai pra frente?

Aqui está um rápido teste para responder a essa pergunta. Primeiramente, monte um gráfico que aborde a necessidade de sua ideia empreendedora. Ele deve conter os seguintes dados:

  • Qual é sua ideia;
  • Quem é o alvo (seja específico com o fator demográfico);
  • Pense se a sua ideia é algo que o seu mercado-alvo realmente deseja;
  • Se eles querem, são capazes de comprá-lo?
  • E, finalmente, se eles quiserem e puderem comprar, estarão dispostos a comprá-lo?

Faça este exercício com algumas das suas ideias hoje e descubra muitas coisas através de alguns minutos de pesquisa do Google para montar seu gráfico.

– Isso pode ajudá-lo a classificar a distorção da realidade que geralmente ocorre quando você se apaixona por uma nova ideia empreendedora que surja em sua mente. Isso é importante!

  • Você pode amar a sua ideia e pensar que é ela brilhante, mas, se for, ela pode ser A) Impossível de implementar; ou, B) Ninguém está disposto a pagar por ela.

Ter esses dados em mãos é fundamental para realmente colocar sua ideia empreendedora então monte seu gráfico e chame-o pelo nome que ele deve ter: um plano de negócios.

Conclusão

Se você nunca gastar tempo anotando ou refletindo sobre sua ideia empreendedora, você nunca vai chegar longe.

Seguindo os passos acima e criando um plano de negócios, sua ideia empreendedora adentrará o universo da prática com muito mais facilidade. Boa sorte!

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.