Onde Consigo Investimentos Para A Minha Ideia Empreendedora

Onde consigo investimentos para a minha ideia empreendedora?

Onde consigo investimentos para a minha ideia empreendedora?

Se a primeira coisa a se acertar ao pensar em uma ideia empreendedora é você, a próxima é a oportunidade de mercado. Ela precisa ser grande e crescer cada vez mais. Saiba mais sobre esse assunto!

Uma ideia empreendedora precisa ter uma longa vida útil. Para isso, é preciso ser possível que tecnologias inovadoras atendam às necessidades de mercado não atendidas de uma maneira que seja 10 vezes melhor do que qualquer método atual. Isso é o que é atraente.

A terceira coisa importante a se acertar é o chamado timing. Desenvolver o seu primeiro produto é relativamente simples e gratuito. Porém, como dar vida à essa ideia? É preciso contar com investidores. Entenda mais.

Como angariar investimentos para sua ideia empreendedora?

Os investidores querem ver evidências do progresso real de produtos pelos quais se interessam – focando-se no desenvolvimento dos produtos, aquisição de clientes e conscientização do mercado.

Inicialmente, ao buscar investimentos para sua ideia empreendedora, se você não tem nada para mostrar, você não vai conseguir investidores.

– Agora, com o melhor produto possível, uma ótima oportunidade de mercado e um bom timing, você está pronto para conversar com os investidores. Veja o que fazer:

Chegar por indicação

A melhor maneira de chegar a um investidor é através de terceiros. Contatos aleatórios podem proporcionar a você uma primeira reunião, mas raramente levam a investimentos, sendo apenas a primeira parte do processo.

– Após o seu primeiro contato com um investidor, concentre-se em oferecer o seu melhor e em apresentar um produto que seja pautado em pesquisas de mercado e uma validação pontual.

Peça conselhos

Quando se encontrar com investidores, não peça dinheiro – peça conselhos. Isso mostra que você está aberto à vários caminhos e que não está desesperado.

– Nenhum investidor sensato investirá em um empreendedor desesperado. À medida que as discussões continuam e o investidor sente que você está ouvindo e aceitando o conselho deles, eles desenvolverão um interesse natural em dar-lhe o dinheiro.

  • Em resumo: Se você pedir dinheiro, você receberá conselhos. Se você pedir conselhos, você receberá dinheiro.

Esteja pronto para falar sobre detalhes

Os investidores querem ouvi-lo falar sobre projeções financeiras, plano de funcionários, caixa, tamanho do investimento e mercado.

– Certifique-se de conhecer também os fundamentos de um plano de negócios para poder discutir o conteúdo d seu produto de forma inteligente.

  • O mesmo vale para acordos com acionistas, preferências de liquidação e outros termos e condições. Seja especialmente claro sobre a avaliação anterior ao investimento e a depois.

Seja linear no que sabe

No decorrer de suas reuniões com investidores, eles testarão você. Tenha cuidado para não cometer os erros clássicos ao apresentar sua ideia empreendedora.

– Por exemplo, quando os investidores perguntam como você vai ganhar dinheiro, não diga que você tem muitos modelos de receita. Isso é uma admissão de que você não tem ideia de como ganhar dinheiro.

– Grandes empresas têm uma, ou talvez duas, fontes de receita – não mais. Da mesma forma, nunca pense ou diga que sua empresa não tem concorrência. É o mesmo que dizer que não há oportunidade de mercado.

Concentre-se na oportunidade, não no final do processo

Aconteça o que acontecer, não apresente o seu “plano de saída”. Concentre-se em como você está construindo um grande negócio através de sua ideia empreendedora.

– Se perguntado, diga ao investidor que construir um grande negócio é o seu único foco.

– Se você conseguir construir um ótimo negócio, terá opções disponíveis para ir a público, fundir ou ser adquirido por outra empresa. Se você não tem um ótimo negócio, todo plano de saída será infeliz para você.

Gerencie as expectativas

Em todos os seus feitos com os investidores, conte uma história clara e convincente e preste muita atenção ao gerenciamento das expectativas.

– Os investidores vão querer se encontrar com você várias vezes antes de fazer um investimento. Isso não tem nada a ver com a incerteza sobre a oportunidade de mercado. É porque eles querem ver como você está se saindo.

– A cada passo do caminho, você deve ter boas notícias – em algum momento – para relatar.

Portanto, não dê todas as boas novas no começo. Lembre-se: é muito pior desperdiçar o tempo de um investidor do que o seu dinheiro. O dinheiro existe em oferta quase ilimitada. O tempo é um recurso limitado.

  • No final, a maneira como você conquista os investidores é mostrando que você tem uma ideia empreendedora que possui um potencial real de atingir com sucesso o mercado.
  • Você está fazendo seu negócio porque é apaixonado por ele. Mas os investidores não são apaixonados por nenhum negócio.

Eles são apenas apaixonados por ganhar. Mostre a eles que você é o melhor caminho para vencer, apresente sua ideia empreendedora com fundamento e calma e o financiamento se seguirá. Boa sorte!

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.