Como Posso Validar A Sua Ideia Antes De Empreender

Como posso validar a sua ideia antes de empreender?

Como posso validar a sua ideia antes de empreender?

Cada ideia evolui à medida que o tempo passa. Quanto mais você pensa sobre a sua ideia, mais emocionalmente envolvido você fica a ela. Isso é um fato. Sobre esse parâmetro, saiba como validar a sua ideia antes de empreender.

Não importa o quão aberto você seja, uma opinião diferente sobre a viabilidade da sua ideia já pode ferir seus sentimentos e fazê-lo levar a opinião de outrem para o lado pessoal.

Isso é chamado de viés de confirmação. É a nossa tendência de escolher informações que confirmem nossas crenças ou ideias existentes.

O viés pode ser tão forte que duas pessoas com opiniões opostas podem ver a mesma evidência e sentir que sua ideia é validada por ela. Saiba como progredir nesse âmbito e a buscar evidências que realmente confirmem que sua ideia faz sentido.

Afinal, como validar a sua ideia antes de empreender?

A melhor maneira de validar uma ideia é criar o que você deseja construir. A execução é fundamental e o trabalho duro real é o que realmente conta. Afinal, conforme Gary Vaynerchuk, “A execução é o jogo das ideias”.

– Construa o seu protótipo, escreva aquele livro que você tinha em mente há anos ou configure sua loja online.

  • Trabalhe como louco por meses e implemente sua ideia. À medida que o tempo passa, a realidade e o mercado validarão a ideia.

Existem diversos tipos de evidências à que sua ideia pode ser aplicada. Essas evidências ajudam você a validar a sua ideia antes de empreender. Conheça a principal delas.

Evidência não-confirmante

É a evidência que prova que suas ideias existentes estão erradas – e, acredite, isso é exponencialmente mais valioso do que confirmar evidências.

  • Isto é o mesmo que um feedback negativo, tomado como uma crítica construtiva.
  • Agora, você provavelmente está se perguntando o porquê de apostar contra sua própria ideia.

Bem, se você tentar realmente provar que está errado e falhar em fazê-lo, então a ideia pode se transformar em algo real e valioso.

Trabalhe de maneira mais inteligente, não mais difícil

Criar um cenário onde a ideia já se tornou realidade faz você pensar nos detalhes que, de outra forma, seriam esquecidos.

– Cada etapa do cenário aproxima você da conclusão sobre se você deve ou não investir seu tempo na execução, o que por si só, configura a ideia de validar a sua ideia antes de empreender.

  • Criar um cenário requer muito pouco tempo, e, com isso, pode ser que você não tenha tempo suficiente para desenvolver um envolvimento emocional, o que torna suas decisões muito mais objetivas.

– O modelo de cenário mais utilizado por empreendedores tem quatro tópicos principais que devem ser abordados:

  • Clientes;
  • Soluções;
  • Dia a dia;

Tenha em mente que, nesse momento, você tem que ser brutalmente honesto consigo mesmo.

As quatro etapas para validar a sua ideia antes de empreender

Primeiro de tudo, você tem que saber quem são seus clientes em potencial. Dependendo do produto ou serviço, as funções de comprador, lead, interessado e mais podem estar em uma única pessoa (em B2C) ou várias pessoas ou mesmo organizações (B2B).

Pense em usuários, compradores técnicos e em compradores econômicos.

– Os usuários terão em mãos o seu produto. Eles são os únicos que devem se deliciar com o seu produto.

  • Faça uma pequena pesquisa sobre o que eles gostam e precisam. Leve em conta sua idade, educação, hábitos e preferências.

– Tenha em mente que um comprador técnico geralmente é um gerente de departamento (em modelos de negócios B2B).

– O comprador técnico tem que ser persuadido de que o produto é necessário e que melhorará o negócio ou a satisfação do usuário.

  • Os benefícios desta compra devem ser comunicados em voz alta e clara para esse usuário.

– Já comprador econômico deve ser visto como uma sacola de dinheiro. Esta é a pessoa que está pagando pelo produto.

  • O preço deve estar dentro do poder de compra do grupo-alvo.
  • Se você pregou os dois aspectos anteriores, o usuário e o comprador técnico convencerão o comprador econômico a aprovar a compra se os valores centrais do produto forem adequados para eles.

– Agora que você preencheu todos os espaços em branco deste modelo, revise sua avaliação de sua ideia. A viabilidade da ideia resume-se a três coisas:

  • Existe um mercado com poder de compra suficiente?
  • Existe um grande ponto de dor na abordagem atual?
  • Estou oferecendo uma solução melhor do que a concorrência?

 

Três respostas positivas lhe darão ou não a capacidade de validar a sua ideia antes de empreender. Se mais de uma das respostas a estas perguntas for um NÃO, então você deve reconsiderar se deve seguir adiante com a ideia.

Sabendo como validar a sua ideia antes de empreender através de análises pontuais de sua aplicação no mercado, as chances de que ela não seja completamente funcional são muito baixas. Boa sorte!

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.