Cinco Motivos Para Potencializar O Networking Nos Negócios

Cinco motivos para potencializar o networking nos negócios

1) Destaque em meio à concorrência

É importante ter em mente que o mercado em si é muito competitivo, e por isso, uma grande porcentagem dos negócios fracassam. “É preciso sempre buscar o diferencial do seu negócio para se destacar entre os concorrentes. Busque expor elementos que o destacam”, afirma Patel.

Para ele, é preciso considerar as seguintes questões: “que problema do meu consumidor estou resolvendo? Como meu produto ou serviço resolve essa demanda? Por que sou melhor que meu concorrente?” Pensar fora da caixa e criar ações que potencializam resultados positivos para os consumidores são práticas viáveis para se destacar no mercado.

“Aproveite a aproximação que essa prática proporciona para oferecer soluções pontuais e direcionadas. Suas conexões perceberão o tratamento exclusivo e reconhecerão isso como um diferencial da sua marca”, diz.

 

2) Captação de potenciais clientes

Segundo o empreendedor, há três maneiras de fazer o negócio crescer: aumentar o número de consumidores, o valor médio de transações e a frequência da compra. “Mesmo que o networking não foque nas vendas, ele é uma grande oportunidade para se tornar conhecido de potenciais clientes. Seus clientes poderão se tornar os primeiros e principais defensores da sua marca, tornando-se importantes na tomada de decisão de compra dos futuros clientes”.

 

3) Construção de sua marca pessoal

Desenvolver a marca do negócio é importante, porém vinculá-la a imagem pessoal do empreendedor é ainda mais crucial. “A marca pessoal amplifica o sucesso dos negócios de diversas maneiras. De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen, 92% das pessoas confiam mais nas recomendações das pessoas que compram em uma determinada loja do que em marcas”, explica.

Nesta etapa, criar uma mensagem pessoal atraente, recorrer a um mentor que seja líder no segmento e distribuir conteúdo que formam uma opinião em todas as suas redes são boas estratégias a serem executadas.

“Não há melhor forma de demonstrar sua expertise em uma área do que publicar conteúdos de qualidade. Isso fará com que você se torne um expert naquele tema, e sua marca irá crescer ainda mais atrelada a você. O marketing pessoal ajudará a aumentar a quantidade de conteúdos formadores de opinião e a marca também”.

 

4) Atrair talentos do mercado

Chegou a hora de investir na relação com o mercado, aplicando as três dicas anteriores, o que facilitará na busca por talentos que podem se tornar parte da equipe. “Você terá mais conexões e, com isso, mais pessoas interessantes para juntar-se ao seu time. Para isso, deixe sempre em evidência a cultura da sua empresa, use e abuse disso em todos os canais viáveis e busque sempre por pessoas que se identificam com a sua visão, entendam a sua proposta e queiram crescer junto com a empresa”, sugere Patel.

 

5) Mais canais de marketing

O especialista conclui que além de trazer mais influência para o empregador, um bom relacionamento pode aumentar as oportunidades de negócios e as ações estratégicas de marketing. “No começo poderá ser um pouco cansativo ou frustrante, mas a ideia principal é criar conexões com as pessoas certas, ter conexões reais para ser influente. Estar presente em eventos do seu ecossistema, palestras, conferências e cursos que podem favorecer o seu networking poderá ajudar. Você não conseguirá conectar-se com todos os seus seguidores, mas esse certamente é o melhor caminho”.

 

Fonte: Economia – iG 

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.