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10 dicas sobre como abrir e administrar sua academia

A preocupação com o bem-estar tem aumentado muito entre os brasileiros e, como esperado, cresce também o número de estabelecimentos que oferecem serviços nessa área. Segundo o Sebrae, o mercado de academias apresentou um crescimento de 133% nos últimos 5 anos. A rentabilidade do setor também está em alta, chegando a movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões no Brasil, de acordo com informações da IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association).

Para investir nessa área superaquecida, o empreendedor deve estar preparado para enfrentar uma enorme concorrência, que está cada vez mais especializada e segmentada. Vamos conhecer os 10 passos que vão te ajudar nessa nova empreitada de saúde e empreendedorismo?

Hoje é possível definir um público-alvo

O que antes era uma atividade associada apenas aos jovens com interesse em melhorar a aparência e o vigor físico, hoje vem ganhando adeptos de todas as idades e com diversas necessidades. Há aqueles que buscam melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças, combater o estresse, dentre outros. Definir qual será o perfil do publico atendido é uma boa estratégia para se diferenciar nesse setor.

Avalie o custo-benefício dos serviços oferecidos

A academia oferecerá só musculação ou também aulas de ioga, ginástica e luta? Lembre-se que, para cada serviço, custos com profissionais qualificados e aparelhagem deverão ser levados em consideração, além do espaço que será utilizado. Por isso, é sempre bom avaliar a receptividade dessas outras alternativas no mercado para não abrir inscrições de matrículas que não atenderão suas expectativas.

Disponibilizar horários flexíveis

O funcionamento de uma academia deve ser ampliado para atender o máximo de clientes possível. Há aqueles que preferem o turno da manhã, embora menores, e aqueles que vão na parte da tarde e da noite. Há também os que preferem flexibilidade. Por isso, esqueça a ideia de funcionar apenas no horário comercial e diversifique seus horários.

Não faça economia de espaço

A pior coisa para um cliente de academia é ter que disputar espaço constantemente com outros frequentadores. Além do desconforto, esse problema pode até mesmo gerar acidentes. Por isso, considere 250 m² como mínimo para o funcionamento desse tipo de estabelecimento.

Contratação de profissionais qualificados

Para se dar inicio às atividades, serão necessários profissionais de educação física, recepcionistas, faxineiros, além de um ou mais fisioterapeutas. Considere também os profissionais para cada serviço que será oferecido.

Apresentação dos funcionários

É importante que todos os funcionários da academia, desde a recepção até os professores, usem uniformes para que sejam facilmente identificados pelos clientes. Eles devem passar valores da sua empresa, por isso ter cuidado para que não sirvam de mau exemplo é fundamental, já que profissionais que incentivam o uso de anabolizantes, por exemplo, são vistos com maus olhos pela clientela.

Material e aparelhagem

Não é só de aparelhos que se vive uma academia, e certamente não é só isso que o cliente procura. Halteres, colchonetes, anilhas, espumas, espelhos e álcool em gel para a higienização da aparelhagem devem entrar na planilha de gastos.

Venda produtos

Manter na recepção uma vitrine de produtos, como suplementos alimentares, toalhas, squeeze bottles, luvas e outros acessórios é uma ótima forma para ampliar sua fonte de renda, além de facilitar muito a vida dos clientes. Outra maneira de vender esses produtos é a formação de uma sociedade com uma loja especializada, destinando um espaço para ela dentro do seu estabelecimento.

Participação em feiras de exposição

Essa é uma ótima forma de estreitar laços com fornecedores e realizar parcerias. Além de ficar por dentro das novas tecnologias do mercado, é possível ter acesso a custos menores nesses eventos.

Formação de um capital de giro

As aparelhagens da academia constantemente são danificadas, precisando de reparos. Separar uma reserva para eventualidades como essa, além de outras necessidades, é uma boa forma para não desequilibrar suas contas.

Fonte: Meta Certa

This Post Has 4 Comments

    1. Bacana que tenha gostado. Fique super a vontade para compartilhar com a sua rede de relacionamento, desta forma poderemos contribuir com um mais pessoas que buscam informações sobre empreendedorismo. Abraços

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