Seja qual for a área de atuação, toda empresa quer atrair mais clientes e vender mais, certo? Embora na área da saúde a experiência do tratamento nem sempre seja vista como um produto, é importante ter isso em mente para melhorá-la e, em consequência disso, atrair mais pacientes ao consultório odontológico.
Como ter resultados diferentes fazendo tudo igual?
Conquistar um grande número de clientes é o objetivo de toda clínica/consultório e, obviamente isso não é tarefa fácil. Atrair novos clientes requer foco no mercado, profissionalismo e, além de tudo, algum investimento. Mais do que isso, você precisa pensar fora da caixa e agir. Pensando nisso, reunimos 15 dicas que irão contribuir para que seu consultório odontológico tenha cada vez mais pacientes.
15 dicas para atrair pacientes ao consultório odontológico
1. Pesquise canais de comunicação: Faça uma pesquisa com seus clientes/pacientes para identificar os canais preferidos por seus pacientes. Isso vai facilitar muito sua comunicação, pois de nada adianta ter um site com fale conosco se o seu cliente prefere mensagens de texto para ser contatado. Logo é pertinente escutar seu cliente antes de montar uma estratégia de comunicação.
2. Use redes sociais de forma estratégica: Saber utilizar as redes sociais de maneira corporativa e trazendo material informativo relacionado a tratamentos que você oferece em seu consultório com certeza poderá agregar valor a seu atendimento e lhe ajudar a envolver os pacientes. É altamente recomendado que você busque ajuda de um profissional para realizar um planejamento de presença nas redes sociais, assim você evita possíveis crises de marca.
3. Ofereça agendamento pelo Facebook: Que tal oferecer um método diferenciado de agendamento de consultas? Pensando nisso, nós, do Gongo, criamos um sistema para permitir que seu pacientes possam realizar agendamentos diretamente no Facebook. Quer saber como ter acesso a esta facilidade, sem custos?
4. Crie um programa interno de incentivos: Apenas pedir para que seu(s) funcionário(s) atenda(m) bem os pacientes sem metas especificas e sem incentivos financeiros normalmente não vai garantir resultados competitivos. Criar uma política de remuneração extra, um bônus caso a média se avaliação do atendimento seja positiva, pode resolver definitivamente este problema. Caso você tenha vários funcionários, esta política deve ser discutida com toda a equipe. Quanto mais simples e objetivas forem as regras, melhor.
5. Avalie a experiência que você oferece: Ter um ambiente que proporcione conforto térmico, visual, acústico tanto à equipe como os pacientes é fundamental para que seu atendimento seja considerado excelente. Tome cuidado com detalhes que às vezes parecem irrelevantes. Para identificá-los, tenha a experiência do seu consultório. Sente na sala de espera, tente estacionar seu carro no estacionamento conveniado, use o lavabo, assista os programas de TV que seu paciente vai assistir. Veja se você aprova seu consultório do ponto de vista do cliente.
6. Faça os clientes se sentirem especiais: Os clientes gostam de ser reconhecidos, especialmente atualmente, quando é rápido e “pelo menor preço”. Reserve um tempo para conversar com seus clientes no consultório, envie uma mensagem de aniversário, Natal, Dia das Mães etc. Dê um toque pessoal e, se for enviar um cartão impresso, assine individualmente e coloque uma pequena notinha a mão, para mostrar a seu cliente que você lembra dele e sabe exatamente com quem está falando.
7. Crie um cartão de visitas fora do convencional: A maioria dos cartões de visita é descartada algumas horas depois da consulta. Em vez de ter seu cartão jogado fora, crie um que as pessoas realmente usem, como um bloquinho de anotações com suas informações de contato em todas as páginas. O bloco de anotações é consultado quase todo dia, torna-se algo útil, e deixa uma lembrança forte.
8. Escolha um segmento de público-alvo: Se cometeu o erro de aumentar as vendas em vez de alavancar os lucros, pense bem! Se você parar de atender os convênios que pagam menos, terá mais tempo e recursos para clientes que realmente podem ajudar sua empresa a crescer.
9. Participe de Congressos e conferências: Você pode criar rapidamente folders interessantes com informações de contato, encartes com novidades sobre produtos ou um pequeno site sobre um evento. Mostre a seu público alvo que você está conectado(a) e atualizado(a), e se você for um dos palestrantes mostre de maneira subliminar a sua participação sem querer parecer arrogante.
10. Envolva-se em uma causa: Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas habilidades de liderança. Para o profissional da área de saúde o convívio social é um grande impulsionador de futuros negócios. Nestes eventos evite ser “comercial”, afinal você está lá para ajudar a comunidade ou a causa. Somente sua presença e dedicação irá render bons frutos a médio prazo, seja paciente e tenha consistência nessas ações.
11. Organize eventos: Você pode criar um evento como uma semana de prevenção somente para mães na semana do Dia das Mães (o mesmo vale para o Dia dos Pais ou Dia das Crianças) com avaliações de cortesia para este público. Divulgue a iniciativa em todos os seus canais de comunicação, e ofereça um brinde quem comparecer, sempre acompanhado de um cartão com seus contatos ( flor, brinquedo ou livro de pintura, por exemplo).
12. Seja reconhecido(a) como um especialista: Descubra quais são as dúvidas dos seus pacientes, pesquise e crie conteúdos para que seus pacientes acessem na web, mediante cadastro. Pode ser sobre clareamento, ortodontia, implantes dentários. Essa é uma estratégia de para atualizar cadastro e obter contatos de futuros clientes, que em breve podem contratá-lo(a).
13. Pense como um jornalista: Reportagens jornalísticas geram mais credibilidade que publicidade paga. Para receber a cobertura da mídia local, seja do jornal, da TV, de estações de rádio, você precisa fazer algo que seja notícia. Um passo adiante é contratar um assessor de imprensa para lhe ajudar com isso. Ele irá trabalhar por um espaço nas matérias e enviará comunicados para a imprensa falando sobre sua empresa. Normalmente, isso pode ser feito por um curto prazo em ações pontuais, o importante é que você crie fatos relevantes para seu público-alvo, como uma ação comunitária, por exemplo.
14. Dê autonomia a seus colaboradores: Não centralize todos os processos em você. Aprenda a delegar e treine seus colaboradores para agir de acordo com seus princípios. Ofereça treinamentos adequados e dê à sua equipe a liberdade de resolver pequenos problemas dentro de suas competências. Isso vai lhe fazer ganhar muito tempo e melhorar o fluxo de atendimento, otimizando algumas demandas que com certeza lhe tomariam tempo precioso.
15. Não deixe que seus clientes escapem: Faça um esforço para trazê-los de volta. Custa muito menos trazer de volta um cliente insatisfeito que atrair um novo. Se você não vê um cliente há algum tempo, mande um e-mail personalizado, perguntando se está tudo bem. Para um cliente que passou por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a situação e pergunte se há algo que você possa fazer. Um desconto também é bom. Ser gentil com os clientes é a propaganda mais inteligente e barata que você pode fazer.
Fonte: Blog Gongo
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