Apresentação1

3 motivos pelos quais você deve ter controle de ponto na sua empresa

Empresas são obrigadas a marcar o ponto, somente, a partir de 20 empregados.
Sabia que essa prática pode ser prejudicial para sua empresa?

 
Marcar o ponto, em um primeiro momento, pode parecer uma tarefa que demanda tempo que poderia ser aplicado em outras atividades, tendo em vista todo o acompanhamento que esta atividade requer.
Além disso, um equipamento de ponto eletrônico, tem um custo considerável na aquisição e manutenção.

No entanto, investir em um controle de ponto, mesmo que sua empresa não esteja obrigada pela lei, é de extrema importância para seu negócio pelos motivos que passo a elencar a seguir:

 

1º) Melhor gestão do processo

Através das marcações de horários, o empregador terá como acompanhar se o empregado vem cumprindo a jornada estabelecida em contrato. Com isso, tem maior condição de acompanhar sua produtividade e sugerir eventuais melhorias necessárias ao seu desenvolvimento.

Trata-se de um meio, também, pelo qual o empregado poderá avaliar seu desenvolvimento e identificar se, por exemplo, os atrasos constantes vem impactando de maneira negativa em seu desenvolvimento.

 

2º) Transparência na relação

Com os horários registrados, o empregador terá maior transparência ao pagar horas extras ou proceder com desconto de faltas e atrasos, para que tudo seja feito de forma justa.

O empregador, também, terá maior segurança ao aplicar uma justa causa por abandono de emprego, por exemplo,  em virtude de faltas injustificadas, dada a ausência da marcação do ponto nos dias destinados ao trabalho.

 

3º) Prova em eventual ação trabalhista

Cá entre nós, se a lei obriga que somente as empresas com mais de 20 empregados registrem os horários de trabalho, porque eu que tenho número inferior a este vou me preocupar?

Você deve se preocupar porque, em uma eventual ação trabalhista (situação a que todos os empregadores estão sujeitos), a marcação de ponto será elemento importantíssimo para provar, em um pedido por horas extras, por exemplo, que estas não ocorreram.

Ou, que a justa causa aplicada por abandono de emprego, está fundada em faltas injustificadas que realmente existiram, tendo em vista a ausência da marcação do ponto.

Vale a pena investir em um controle de ponto.
Com ele evitam-se fraudes e há uma contribuição eficaz para que o empregador mantenha documentado o histórico de cada empregado relacionado ao seu horário de trabalho.

O controle de ponto é indispensável para o seu negócio, a partir da contratação do seu primeiro empregado, para que o devido acompanhamento seja feito, para que sejam geradas garantias e para um melhor resultado.

 

Acompanhe nosso site e conheça nossas soluções trabalhistas.
Se inscreva em nosso canal no youtube  para ficar por dentro das principais novidades da legislação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas