Slide33 Easy Resize.com

6 dicas para ter sucesso como um corretor de seguros

É comum que todo corretor queira ser bem-sucedido e algumas dicas para ter sucesso vendendo seguros podem ser vistas em histórias de outros corretores como no caso do Carlos.

Carlos tinha muita dificuldade em vender seguros de viagem a brasileiros que viajavam pelo país, pois a maioria afirmava não precisar do serviço por ter plano de saúde nacional. Até que um dia ele perguntou a uma pessoa que atendia: você está assegurado, mas quem vai te assegurar caso você perca um voo, uma bagagem ou seus pertences durante a viagem?

E foi assim que ele conquistou seu primeiro cliente. Se você também quiser ser um corretor de sucesso, seja para vender seguro de vida, seguro residencial, seguro de veículo ou qualquer outro, há 6 dicas que você deve seguir. Confira:

Aceite o desafio de ser um corretor

Seguro é algo que as pessoas precisam ter, mas vendê-lo não é tarefa fácil. Para isso, é necessário conhecer bem a necessidade que o cliente pode vir a ter a ponto de contratar um seguro, seja por um bem roubado em sua residência ou dano causado no carro novo. Ir a fundo e apresentar a solução é o principal desafio do corretor.

Ofereça o plano ideal para o seu cliente

Geralmente, o corretor tem uma variedade de opções de seguros à disposição, por isso, não saia oferecendo todos aos seus clientes. Afinal, as razões da contratação do seguro e o tamanho do bolso podem variar de pessoa para pessoa.

Faça a oferta do plano ideal para cada cliente, tanto em relação aos benefícios quanto ao preço.

Utilize um sistema de cotação de seguros

Uma queixa muito recorrente de quem contrata seguros é a longa espera pela qual precisa passar no telefone ou pessoalmente com o corretor. Isso acontece quando ele consulta os planos das seguradoras uma de cada vez, forçando o cliente a aguardar.

Para que o cliente não se canse e você possa aproveitar mais o seu tempo, é imprescindível ter um sistema de cotação que possa filtrar os planos das seguradoras de forma rápida. Do contrário, você pode perder um cliente que esgotou a paciência de tanto ficar esperando.

Construa uma rede de contatos

Todos conhecemos alguém que precisa de um seguro, seja porque tem uma casa, um carro, vai viajar, etc. Portanto, ter uma rede de contatos com pessoas que podem se tornar clientes é fundamental para o corretor bem-sucedido.

Tenha coragem para inovar

O que diferenciaria você do seu concorrente? Se a resposta for “nada”, essa é a hora de inovar. Para fazê-lo, basta ver o que os demais corretores não estão fazendo, isto é, qual demanda não está sendo atendida. Descubra o que é e preencha essa lacuna.

Por exemplo: muitas seguradoras trabalham de segunda a sexta em horário comercial, o que prejudica um cliente que precise entrar em contato fora desse horário. Logo, se você contar com um serviço que possa atendê-lo depois das 18:00 e nos fins de semana, por exemplo, é um diferencial. A corretora Romap de Uberlândia usou essa tática.

Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Cliente satisfeito sempre volta e caso o seu queira comprar mais uma casa ou veículo, quem ele poderá procurar novamente para fazer um seguro? Você! Contanto que mantenha com ele um bom relacionamento desde a primeira compra.

Fonte: Blog Cotak