A busca constante por novos conhecimentos no setor imobiliário e sobre os aspectos que envolvem os variados produtos/serviços oferecidos por sua imobiliária será bastante útil para conseguir a fidelização de sua clientela
Entender os conceitos, as etapas e os processos inerentes à montagem e à administração de uma imobiliária é o ponto de partida para o estabelecimento e o sucesso do empreendimento. Qualquer empresa possui o objetivo precípuo de promover seu desenvolvimento sustentável. Porém, cada empresa detém suas peculiaridades e especificidades, que precisam ser exploradas de forma vigorosa para efetivamente alcançar esse desenvolvimento sustentável. Isso serve também para as imobiliárias.
“No caso de uma imobiliária, para tomar decisões coerentes com o propósito de êxito empresarial, no mercado imobiliário, você precisa obter o conhecimento a respeito de toda a cadeia produtiva que envolve a indústria da construção civil”, afirma o professor Fernando de Magalhães Júnior, do curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Examinando com perspicácia o papel das imobiliárias no cenário econômico e social, você perceberá que elas encontram-se inseridas no seguinte contexto:
– um terreno/gleba de terras pode ser transformado em um loteamento;
– um lote pode ser transformado em uma maravilhosa obra arquitetônica: um edifício;
– um edifício contém inúmeras unidades que podem ser transformadas em moradias ou espaços empresariais;
– as moradias e os espaços empresariais podem ser negociados em incontáveis contratos de compra e venda e/ou locação, sendo ocupados por pessoas e empresas;
– essas pessoas e empresas podem optar por uma administração condominial para terem comodidades e conveniências na utilização da edificação, entre outras.
Enfim, todos esses valiosos fenômenos da vida cotidiana podem ser idealizados, coordenados e eficazmente realizados pelas empresas que possuem a capacidade, a habilidade e a especialização multifatorial em todas as atividades do mercado imobiliário: as imobiliárias.
Cumprimento de acordos
Em relação ao cumprimento de acordos, você deverá documentar toda e qualquer combinação que tenha sido estabelecida entre as partes envolvidas em uma negociação imobiliária, formalizando propostas e contratos. Mesmo que, em determinadas situações, em razão de reuniões, telefonemas, trocas de mensagens eletrônicas, diálogos e conversas negociais, não ocorra a assinatura formal de propostas e contratos, você deverá anotar todas as condições que tenham sido tratadas e negociadas entre os clientes, visando à conferência, no momento oportuno, e podendo ser utilizadas para relembrar algum eventual esquecimento.
Esteja convicto de que o cumprimento rigoroso de tudo o que foi combinado entre você e os clientes poderá transformar-se em um diferencial da sua imobiliária, repercutindo na sua fama profissional, em virtude da credibilidade, da honestidade e da confiança demonstradas, ao exigir a satisfação dos compromissos assumidos pela sua imobiliária e pelos seus clientes.
Informações prestadas aos clientes
A existência de um constante canal de relacionamento com os clientes é fundamental para a percepção da satisfação da clientela e para observar as mudanças de comportamento e dos hábitos de interação com assuntos relacionados ao mercado imobiliário. A frequência de contatos com os clientes pode demonstrar dedicação ou desleixo com a satisfação sobre os serviços prestados pela sua imobiliária. A manutenção do atendimento ao cliente, mesmo já tendo conseguido a concretização de um negócio imobiliário, e o rigoroso cumprimento das garantias sobreprodutos/serviços imobiliários são imprescindíveis na fidelização da clientela.
Sendo assim, procure manter um canal de relacionamento com o cliente, informando-o sobre o andamento dos serviços e os acontecimentos/assuntos do mercado imobiliário. Uma dica é utilizar os recursos da Internet para encaminhar aos clientes informes interessantes, que estejam relacionados com algum negócio imobiliário ocorrido na sua imobiliária ou até mesmo sobre eventos, ocorrências e notícias. A perseverança na transmissão de informações é uma excelente dica para fidelização da clientela, correspondendo, também, a uma estratégia para a expansão dos negócios imobiliários.
Conhecimento aprofundado
A busca constante por renovados conhecimentos a respeito do mercado imobiliário e sobre os aspectos que envolvem os variados produtos/serviços oferecidos por sua imobiliária será bastante útil para conseguir a fidelização de sua clientela, com o objetivo de consolidar a expansão dos negócios desempenhados pela empresa. A dica é colocar entre suas metas e seus propósitos a especialização em assuntos relacionados às diversificadas atividades desempenhadas pelas imobiliárias, de maneira que você detenha capacidade para compreender a dinâmica e o potencial do mercado imobiliário, visando oferecer sempre oportunidades e soluções para seus clientes.
Além disso, é imprescindível que sua empresa ofereça condições para que você e a sua equipe de trabalho participem de cursos e treinamentos, seminários e palestras, com a finalidade de obter conhecimentos aprofundados sobre o mercado imobiliário. Com isso, será possível fazer operações imobiliárias com eficiência e competência.
O sucesso empresarial depende de funcionários e colaboradores sempre motivados e interessados no pleno desenvolvimento da sua imobiliária
Dicas importantes!
– Não fique parado. Aja!
– Coloque entusiasmo e paixão em tudo o que você fizer na sua imobiliária e para seus clientes.
– Enfoque o que você realmente quer para sua carreira profissional. Planeje e execute.
– Tenha sempre disponibilidade e vontade para aprender sobre as atividades desempenhadas pela sua imobiliária.
– Seja determinado. Nunca desista!
– Acredite na sua capacidade. Confie em você!
– Use a imaginação e a criatividade.
– Acredite naquilo que os outros duvidam que poderá funcionar para atrair a clientela. Seja criativo! Seja diferente!
– Nunca se julgue uma vítima. Mude a realidade!
– O sucesso empresarial depende de funcionários e colaboradores sempre motivados e interessados no pleno desenvolvimento da sua imobiliária.
– A credibilidade advém do rígido cumprimento àquilo que foi combinado com os parceiros e com os clientes.
– Propaganda e Marketing é sinônimo de Negócios Concretizados.
– Faça reuniões periódicas com sua equipe, por setor e com toda a imobiliária, visando uniformizar técnicas, conhecimentos, rotinas e procedimentos.
– Estimule a convergência e a coordenação entre todos os setores da imobiliária.
– Estipule metas e defina premiações.
– Esteja sempre acessível a comentários e sugestões.
– Detecte, com agilidade, superposição de ações ou estrangulamento de atividades e funções.
– Jamais esqueça a necessidade de investigar a concorrência.
– Identifique: Forças e Fraquezas / Oportunidades e Ameaças.
– Atualize periodicamente o nível tecnológico dos equipamentos.
– Promova e estimule as parcerias entre imobiliárias (estipular critérios rígidos para a participação nas comissões e para as outras regras sobre negócios compartilhados em redes imobiliárias).
– Faça avaliações de desempenho (internas e externas).
– O treinamento da equipe é o segredo do sucesso.
– A imobiliária deve aprender a pensar em si mesma, não como sendo uma mera prestadora de serviços. A imobiliária não apenas compra, vende e aluga imóveis. Na verdade, a imobiliária compra, vende e aluga “clientes”, ao fazer de tudo para que as pessoas desejem fazer negócios naquela empresa.
Fonte: Valor e Imoveis
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