Investir em um site imobiliário é item obrigatório para quem deseja divulgar suas ofertas de casas, apartamentos e demais propriedades na internet. Porém, muitas vezes, por falta de conhecimento técnico ou por qualquer outro receio como o valor a ser investido ou pelo fornecedor a ser contratado.
E tanto cuidado é justificável. Afinal além do tempo e do dinheiro investido, o desenvolvimento de um site determina muito a respeito de sua empresa: como será a interação com o público, como serão os pontos de conversão, como será a identidade visual, entre outros.
Por outro lado, existem vários bons profissionais e serviços à disposição no mercado que serão capazes de fazer do site da sua imobiliária uma ferramenta capaz de gerar negócios, para praticamente todos os orçamentos.
Se você está pensando em contratar um serviço ou refazer o seu site, existem alguns recursos que não poderão faltar de modo algum para que seu principal objetivo, atrair e converter visitantes seja atingido. Compartilho neste artigo o que não pode faltar no seu site:
1. Mobile First!
Foi-se o tempo em que um site precisava primeiro ser adaptado para o desktop e ter algumas funcionalidades adaptadas para o celular. Não é mais tendência! O mobile vem em primeiro lugar e seu site precisa acompanhar esta realidade.
Portanto, inverta a lógica de desenvolvimento de sites que perdura até hoje: analise se o seu site tem uma boa interface na plataforma mobile e se ele se adapta ao desktop.
O ideal mesmo é que ele seja responsivo, ou que possua capacidade de se adaptar as diferentes plataformas, mas não se esqueça: mobile em primeiro lugar.
2. Possuir vários pontos de contato
Não é possível saber qual é a ferramenta pela qual, uma pessoa interessada em um imóvel no seu site irá utilizar para solicitar mais informações. Seja por chat, e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer que seja o novo recurso de comunicação da moda.
É importante que seu site conte com todos eles e que eles estejam visíveis como pontos de contato, à disposição na hora em que seu cliente quiser conversar ou pedir informação.
Entender cada um desses canais de atendimento é um fator decisivo para a conversão do atendimento em vendas.
3. Ser integrado ao seu CRM e aos principais portais
O site é a extensão online da sua imobiliária física. Todo o seu portfólio deve estar disponível para visualização e avaliação do seu público a qualquer hora do dia.
E para estar atualizado é preciso que seu site seja integrado a um CRM para que toda atualização seja feita de maneira automática e funcional. Já imaginou ter que atualizar seu site manualmente? Ou ainda ter que fazer uma publicação para o Facebook e outra para um portal de anúncios?
Por isso mesmo, além de integrado ao CRM é importante que haja integração com os principais portais para evitar retrabalho e informações duplicadas, além de é claro, ter a rotina de trabalho otimizado.
4. Que possua um design bonito (mas funcional)
Não adianta nada ter um site bonitinho mas ordinário. Com o perdão do trocadilho, o que quero dizer é que seu site precisa sim ser bonito, ter um design moderno mas acima de tudo ele precisa ser funcional.
Precisa ser capaz de atrair um visitante e fazer com que este visitante se torne um cliente ao gerar algum tipo de chamado. Mas isso é bem fácil de conseguir hoje em dia, quase não se oferece mais sites em flash ou em outros tipos de programação que foquem em apenas um tipo de navegação.
Não existe uma receita para conseguir um site tão bonito quanto prático e funcional, mas de modo geral, sites limpos, que permitam uma navegação intuitiva, capaz de gerar muitos contatos.
Dica Bônus: solicite um teste para avaliar o site
Para encerrar trago uma dica bônus, dizendo que antes de contratar um serviço ou profissional para confeccionar o seu site imobiliário, você precisa testá-lo para conhecer se funcionalidades como as citadas neste texto estão realmente presentes, de modo que a publicação definitiva não se transforme em frustrações.
Os principais software como o Tecimob oferecem versões gratuitas de sites imobiliários, responsivos como mencionado no texto, com várias formas de contato, integrado ao CRM e com portais além de possuir templates muito bonitos e funcionais como o que utilizo na imobiliária em que presto consultoria.
Você tem alguma experiência sobre contratação de um site imobiliário? Conte para gente nos comentários. Um abraço e até a próxima.
Fonte: Blog Tecimob
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