Estudo divulgado pelo Sebrae-SP revela os pontos fortes e fracos vivenciados pelos donos de pequenos negócios. Chamado de “O Céu e o Inferno do empreendedorismo”, o levantamento revela quem são e o que pensam os donos de negócios formais, além das vantagens e desvantagens de ser um empreendedor. Foram ouvidos 1.080 empresários, distribuídos em um universo de microempreendedores individuais, proprietários de microempresas e empresas de pequeno porte.
Veja os 5 pontos positivos de empreender:
1. Fazer o que gosta e trabalhar com o que se quer
2. Alcançar sonhos e objetivos
3. Ter autonomia/se sentir livre para decidir (trabalho, tempo com a família)
4. Transmitir valores/gerar emprego e renda
5. Aprender com seus erros
Veja os 5 desconfortos de empreender:
1. Tudo depende de você, não consegue realizar tudo/não tem mão de obra especializada
2. Ter que pagar impostos/insegurança financeira
3. Ansiedade, estresse/peso da responsabilidade/não dormir tranquilamente/não cuidar da saúde
4. Insegurança no negócio
5. Correr riscos
“Independente do perfil, são poucos os donos de negócios que mantêm a mesma percepção antes e depois de terem investido no sonho de abrir sua própria empresa”, diz o coordenador de pesquisa do Sebrae-SP, Marcelo Moreira. Com relações aos mitos que povoam o imaginário popular de ser patrão, Moreira destaca a mudança na visão em temas como ter mais tempo livre, trabalhar menos quando iniciassem um novo negócio ou que sentiriam menos sozinhos na nova atividade.
Das 120 entrevistas pessoais realizadas para definir os perfis de empreendedores, constatou-se, em relação à vida pessoal e profissional, que 62% dos ouvidos afirmam fazer o que gostam e 44% dizem que estão realizando um sonho; 47% destacaram a possibilidade de poder transmitir valores que acreditam para funcionários e fornecedores e outros 49% destacaram a possibilidade de poder aprender sempre com seus erros e acertos.
Quanto aos pontos negativos de se empreender e relativos à vida pessoal e profissional, 55% disseram se sentir pressionados por tudo depender da sua própria decisão e 51% afirmam ter muita ansiedade e estresse; 53% falaram da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e 41% destacaram o peso de ter de pagar impostos do seu negócio.
Veja os 6 perfis dos empreendedores:
O fazedor, que é sociável e gosta de ter ajuda por perto
O oportunista, que é desapegado e o mais adaptável
O realizador, totalmente comprometido com o negócio
O sonhador, empreendedor por vocação, que segue o que gosta
O tradicional, faz tudo dentro da rotina
O acomodado, que não é muito comprometido com o negócio
Fonte: G1
Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista, pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.