Empresas são obrigadas a marcar o ponto, somente, a partir de 20 empregados.
Sabia que essa prática pode ser prejudicial para sua empresa?
Marcar o ponto, em um primeiro momento, pode parecer uma tarefa que demanda tempo que poderia ser aplicado em outras atividades, tendo em vista todo o acompanhamento que esta atividade requer.
Além disso, um equipamento de ponto eletrônico, tem um custo considerável na aquisição e manutenção.
No entanto, investir em um controle de ponto, mesmo que sua empresa não esteja obrigada pela lei, é de extrema importância para seu negócio pelos motivos que passo a elencar a seguir:
1º) Melhor gestão do processo
Através das marcações de horários, o empregador terá como acompanhar se o empregado vem cumprindo a jornada estabelecida em contrato. Com isso, tem maior condição de acompanhar sua produtividade e sugerir eventuais melhorias necessárias ao seu desenvolvimento.
Trata-se de um meio, também, pelo qual o empregado poderá avaliar seu desenvolvimento e identificar se, por exemplo, os atrasos constantes vem impactando de maneira negativa em seu desenvolvimento.
2º) Transparência na relação
Com os horários registrados, o empregador terá maior transparência ao pagar horas extras ou proceder com desconto de faltas e atrasos, para que tudo seja feito de forma justa.
O empregador, também, terá maior segurança ao aplicar uma justa causa por abandono de emprego, por exemplo, em virtude de faltas injustificadas, dada a ausência da marcação do ponto nos dias destinados ao trabalho.
3º) Prova em eventual ação trabalhista
Cá entre nós, se a lei obriga que somente as empresas com mais de 20 empregados registrem os horários de trabalho, porque eu que tenho número inferior a este vou me preocupar?
Você deve se preocupar porque, em uma eventual ação trabalhista (situação a que todos os empregadores estão sujeitos), a marcação de ponto será elemento importantíssimo para provar, em um pedido por horas extras, por exemplo, que estas não ocorreram.
Ou, que a justa causa aplicada por abandono de emprego, está fundada em faltas injustificadas que realmente existiram, tendo em vista a ausência da marcação do ponto.
Vale a pena investir em um controle de ponto.
Com ele evitam-se fraudes e há uma contribuição eficaz para que o empregador mantenha documentado o histórico de cada empregado relacionado ao seu horário de trabalho.
O controle de ponto é indispensável para o seu negócio, a partir da contratação do seu primeiro empregado, para que o devido acompanhamento seja feito, para que sejam geradas garantias e para um melhor resultado.
Acompanhe nosso site e conheça nossas soluções trabalhistas.
Se inscreva em nosso canal no youtube para ficar por dentro das principais novidades da legislação.