Ser um empreendedor é o sonho de muitas pessoas, contudo é necessário tomar alguns cuidados antes de começar a empresa, pois somente tomando todas as precauções necessárias o negócio terá chances de crescer e gerar lucros no futuro.
Ter uma boa ideia é parte consideravelmente pequena na hora de abrir o próprio negócio, pois para se obter sucesso é necessário ser persistente e ter força de vontade, afinal de contas a grande maioria das empresas só passa a lucrar após o segundo ou terceiro ano de trabalho árduo. Para aprender como ser um empreendedor de sucesso siga algumas as dicas:
Faça um plano de negócios: ter uma boa ideia não basta, para obter êxito é necessário fazer um plano de negócios detalhado, que compreenda o montante a ser investido, os equipamentos que a empresa necessitará entre muitos outros detalhes. Somente desta maneira é possível averiguar qual será o investimento inicial necessário para alavancar o empreendimento.
Destaque-se: com um mercado cada vez mais concorrido é importante se destacar das outras empresas, para isso é necessário investir em qualidade e eficiência transformando consumidores em clientes.
Não demore: por mais inovadora que sua ideia seja ela deve ser colocada em prática com rapidez, afinal de contas ela pode ser copiada ou colocada em prática por outro empreendedor, que ganhará mercado mais rapidamente do que os concorrentes subsequentes, portanto seja o primeiro.
Trabalhe com o que gosta: apesar de parecer um clichê, é muito importante trabalhar com que se ama, afinal de contas, com passar dos anos levantar todos os dias para fazer algo que lhe é massante ou entediante pode se tornar um carga horrível.
Faça uma análise: é muito importante que neste ponto o empreendedor seja honesto consigo mesmo, é necessário que ele saiba quais são os seus pontos fortes e quais são suas fraquezas, somente desta forma poderá trabalhar para melhorar seus pontos fracos e utilizar suas qualidades em favor da empresa.
Tenha um mentor: ter alguém para confiar e pedir conselhos faz toda a diferença durante sua caminhada no mundo dos negócios, é importante buscar conselhos com pessoas mais experientes e que já estejam no mercado há algum tempo.
Contrate as pessoas certas: escolher os colaboradores certos é um passo tão importante quanto abrir a empresa, isso porque são eles os responsáveis por passar adiante a missão e a imagem da empresa. Está nas mãos deles fazer o negócio se desenvolver ou minguar.
Dê um passo de cada vez: na caminhada do empreendedorismo deve-se levar em consideração que no início menos é mais, isso quer dizer que deve-se começar de baixo, investindo uma quantia menor de dinheiro, e conforme a empresa demonstrar crescimento passar a investir em seu desenvolvimento.
Coloque tudo no papel: um dos passos para se aprender como ser um empreendedor de sucesso é entender que tudo deve ser colocado no papel, contas, pagamento de funcionários, inclusive as despesas pequenas que podem minar o orçamento se não foram contabilizadas.
Tenha paciência: cada empresa tem um tempo específico para se desenvolver no mercado, por isso não desanime caso seu negócio não apresente lucratividade nos primeiros meses ou até mesmo anos, isso acontece com frequência e não quer dizer que sua ideia não dará certo portanto persista e verá resultados.
Evite empréstimos: a primeira coisa que uma pessoa que busca aprender como ser um empreendedor precisa descobrir é que necessitará de um capital investimento. A primeira coisa que vem a cabeça é fazer um empréstimo, contudo apesar da facilidade oferecida pela instituições financeiras essa não é uma boa opção, isso porque os juros são muito altos e como uma empresa pode demorar alguns anos para demonstrar crescimento ou lucratividade o empréstimo a pagar pode ser o fator que desencadeará a falta de sucesso, por isso busque esse capital entre familiares e amigos ou até mesmo investidores.
Tenha capital de giro: deixar dinheiro no caixa da empresa pode ser a diferença entre pagar as contas em dia ou se tornar um devedor. O capital de giro é aquele dinheiro extra reservado para um imprevisto, pode-se dizer que é como a poupança da empresa e principalmente nos primeiros anos de vida você precisará deste recurso para manter-se em algumas situações.
Divulgue seu negócio: é muito importante investir na divulgação ou marketing da sua empresa, este investimento já é considerado indispensável para que as empresas possam aumentar seu potencial no mercado.
Trabalhando com e-commerce
Com o mercado em evolução e o país em clima de crise investir em novas tecnologias e ideias inovadoras é praticamente uma necessidade, por isso na hora de empreender considere as mídias digitais ou lojas online como uma opção.
Além de exigir menor investimento as lojas online têm se tornado cada vez mais populares entre os consumidores brasileiros, isso porque oferecem comodidade, qualidade e preço acessível, é um mercado que ainda tem muito a ser explorado e merece atenção especial dos novos empreendedores.
Para se especializar neste ramo existem vários cursos pela internet que explicam desde as especificações básicas para manter a loja online, até métodos de vendas e marketing.
Fonte: A magia do mundo dos Negócios