Auxílio emergencial | Segunda parcela | Justiça exige explicação do governo

#auxilioemergencial #emanalise #segundaparcela
Agora o calendário de pagamento da segunda parcela sairá e governo terá que explicar os problemas do auxílio emergencial. Assista o vídeo: https://youtu.be/DWxxrxkmfkU
Inscreva-se! no canal https://goo.gl/i6RcTy

O Ministério Público Federal (MPF) reiterou o pedido para que a União comprove judicialmente a existência de um cronograma de pagamento do auxílio emergencial previsto na Lei no 13.982/2020, com a indicação expressa da forma de efetivação de pagamento dos beneficiários. O MPF também pede que a União informe como se dará a implantação e execução do sistema simplificado para a concessão de benefícios a pessoas que não disponham de acesso a sistemas digitais nem estejam cadastradas no CadÚnico.

O auxílio emergencial é um benefício de R$ 600 destinado aos trabalhadores informais, autônomos, desempregados e microempreendedores individuais (MEIs) que tiveram sua renda prejudicada durante a pandemia de covid-19.

Em 3 de abril, o MPF propôs ação para que o cronograma fosse apresentado. Em 7 de abril, o governo federal lançou aplicativo para cadastramento dos beneficiários, mas o MPF vem recebendo, nas últimas semanas, diversas representações de cidadãos que, apesar de se enquadrarem nos requisitos previstos para recebimento, não conseguem ter informações a respeito do deferimento ou não do auxílio ou mesmo, no caso de já deferido, acesso ao pagamento.

“O auxílio que era para ser emergencial e ajudar as pessoas a sobreviverem durante a pandemia de coronavírus não é tratado como emergencial pela União, que não tem pressa em implementá-lo”, sustenta uma das petições apresentadas pelo MPF.

O MPF argumenta que a realização do cadastro nos meios digitais não supre a necessidade de indicação clara de um calendário de pagamentos, já que há beneficiários que, por já receberem bolsa família ou estarem inscritas no CadÚnico, nem ao menos precisam se cadastrar para receber o novo benefício.

Veja a petição:
http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-impre…

ACP n. 5002089-11.2020.4.02.5110

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
twitter.com/MPF_PRRJ
Atendimento à imprensa: prrj-ascom@mpf.mp.br
Inscreva-se! no canal https://goo.gl/i6RcTyPara receber dicas sobre empreendedorismo e gestão que certamente contribuirão com seu negócio.