Corretor de Seguros 6 dicas para manter a carteira de clientes

Trabalhando como corretor de seguros você sabe que o lucro da renovação é maior do que o lucro em contratos novos. Além disso, é mais fácil conservar um cliente, inclusive vendendo seguro de outros ramos, do que buscar novos clientes e começar do zero novamente.

Claro que um corretor precisa estar sempre na ativa, num esforço de aumentar sua carteira de clientes, porém, é imprescindível que você mantenha nessa carteira, através de um vínculo pessoal os clientes fidelizados e que sabem que podem confiar em seu serviço.

Esses clientes fiéis são uma excelente ferramenta de marketing. Através deles, você consegue vários outros contatos, aumentando assim sua carteira de clientes.

Os consumidores de hoje não veem problema algum em trocar de corretor sempre que lhe é oferecida alguma vantagem financeira. Logo, cabe a você manter esse cliente satisfeito e feliz fazendo parte de sua carteira de clientes.

Corretor aqui estão 6 dicas para manter sua carteira de clientes de seguros:

 

1 – Tenha um cadastro completo – Cadastre todas as informações dos clientes: informações de contato (email, telefones, whatsapp, facebook, etc), perfil do cliente, informações da apólice (vencimentos, bônus e descontos) e outras observações importantes. Quanto mais informação você tiver dos seus clientes, maiores serão as chances de continuar fazendo negócios com ele, afinal você o conhece muito bem.

2 – Segmente a Carteira – Analise cada cliente individualmente e divida sua carteira em grupos para que você possa dar mais atenção aquele cliente que mais merece sua atenção. Separe os clientes por perfil, tipo, valor da comissão ou por qualquer coisa que fizer sentido para você. Alguns clientes podem fazer parte de mais de um grupo.

Tendo um cadastro completo fica mais fácil segmentar a carteira de clientes, porém somente o corretor poderá definir os critérios para essa segmentação.

3 – Mantenha contato – Manter sempre contato com os clientes de sua carteira por e-mail, telefone, WhatsApp ou Facebook. Contatos esporádicos para informar sobre novidades, pesquisa de opinião ou simplesmente felicitações em datas especiais como aniversário e natal são um chamariz para lembrar seu cliente de que você está à sua disposição.

Após segmentar sua carteira, você pode trabalhar uma comunicação mais focada para cada tipo de cliente evitando aqueles e-mails genéricos ou uma comunicação inadequada.

Se o segurado sentir que você se importa com ele e não somente com suas vendas, vai se sentir mais confortável para renovar a apólice contigo e não vai procurar outro corretor.

4 – Priorize os formadores de opinião – se você observar com cuidado vai perceber que tem em sua carteira, aqueles clientes que divulgam os produtos e serviços que mais lhe agradam. Eles são o que você precisa e é vital mantê-los ainda mais próximos.

Esse tipo de cliente procura não só um bom seguro, mas também trocas de experiências e querem ser ouvidos em suas opiniões. Estreite o contato com esses clientes, envie-lhe artigos sobre o assunto, valorize suas opiniões e eles serão seus defensores mais fiéis.

5 – Mantenha o foco no valor da amizade – é claro que seu interesse deve ser o de lucrar no seu ramo de trabalho, mas não menospreze o cliente pensando em prendê-lo somente por oferecer preços menores. Isso é importante e é o que muitos buscam, mas não é o essencial.

Quando o assunto é segurança principalmente, o cliente vai priorizar a qualidade e todos os benefícios envolvidos no bem estar seu, de seu patrimônio e especialmente de sua família.

Já que é assim, estreite os laços de amizade e interação com o cliente. Aprenda os nomes de cada membro da família e tenha registros de datas de aniversário, idade e alguma peculiaridade que possa servir de motivo para fazer um contato regular.

6 – Ofereça várias opções – No seguro de automóvel o cliente não quer apenas saber o valor da renovação na mesma seguradora. Ele quer saber o preço em várias seguradoras e comparar os benefícios de cada proposta.

Use o Leosoft Multicálculo e ofereça mais de 15 opções de seguradoras para seus clientes. Duvido que eles vão procurar outro corretor.

Lembre-se que não se conquista fidelidade de um dia para o outro. Isso é trabalho de longo prazo e muita persistência. Contatar seu cliente no momento certo é uma arte e deve ser treinada constantemente.

Seu trabalho não acaba no final de cada expediente. Leve sempre sua carteira de clientes consigo e empenhe-se em mantê-la fiel.

Fonte: Leosolft

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.