Cinco dicas para quem pretende empreender no ramo alimentício em 2017

O ano está começando, há muita gente ainda de férias ou buscando novos rumos profissionais, e o empreendedorismo é sempre uma alternativa considerável.

O ramo alimentício é um dos que mais atrai empreendedores e investidores, mas sabemos que administrar e empreender num restaurante, lanchonete ou bar não é das tarefas mais fáceis. Pensando nisso, o empresário Guilherme Temperani, sócio proprietário do Macaxeira Restaurante e Cachaçaria, listou cinco dicas para ajudar quem deseja investir e ser dono do próprio negócio. Veja:

  1. Agilidade ao atender pedidos

O tempo entre colher e atender os pedidos é determinante para a clientela voltar. Para agilizar, invista em tablets ou celulares para anotar. Assim, a transmissão para a cozinha é mais rápida e consequentemente, a entrega do prato também. Se a casa possuir serviço de delivery, cadastre-se nos aplicativos e opte por receber as solicitações via celular e computador. O tempo é menor e é possível controlar melhor a demanda.

  1. Fique atento ao estoque

Retire os pratos menos consumidos do cardápio ou crie promoções para girar o estoque. Tais opções evitam desperdício de alimentos e geram economia. Para isso, é necessário atentar-se à média de consumo do estabelecimento.

  1. Crie um cardápio eficiente

Investir em novas receitas para agradar públicos variados, não esquecer dos clássicos, optar por pratos diferentes e usar boas fotos, deixam o menu mais atrativo.

  1. Fidelize o cliente e tenha as redes sociais como aliadas

Em tempos de crise, ao mesmo tempo em que é fundamental ter uma boa clientela, é necessário fidelizá-la. Uma forma de divulgação eficaz e rápida entre o público usual e o novo é investir nas redes sociais. Postar bom conteúdo regularmente, interagir e fazer um bom trabalho de inbound marketing é essencial para se aproximar dos clientes e do seu público-alvo.

  1. Mantenha as finanças organizadas

Administre bem o fluxo de caixa, pois isso garante o controle dos gastos e recebimentos, o que é necessário para evitar atrasos no pagamento de fornecedores, contas e salários da equipe. É possível utilizar softwares de gestão, que automatizam o processo e permitem acompanhar de perto tudo o que entra e sai, além dos resultados financeiros diários.

Fonte: A magia do mundo dos Negócios

Quer formalizar seu empreendimento? Consulte a Datanil