Dica 01: Tenha um nicho de mercado
Você já ouviu falar em cauda longa? Este é um termo que tem crescido muito nas dicas de empreendedorismo e marketing digital nos últimos tempos. Ele foi eternizado por Chris Anderson em seu livro A Cauda Longa. O ponto forte do livro é que Anderson mostrou como a internet mudaria a lógica de consumo.
Antes, nós precisávamos de uma empresa específica para comprar um produto ou serviço. Por exemplo, um escritório de Arquitetura era contratado para diferentes tipos de projetos. Porém, esse escritório poderia não fazer projetos de iluminação por não achar vantajoso para seu negócio. Isso dificultaria o acesso de muitos consumidores aos projetos de iluminação. Agora, com a internet, não existe mais essa limitação e o que era difícil de ser encontrado passa a ganhar muito mais destaque. Os serviços e produtos que antes não eram comercializados, agora estão disponíveis pelo espaço ilimitado e pela infinidade de profissionais da área.
Por mais que essa teoria possa ser refutada com alguns exemplos práticos, como fez Ana Luiza Leal no artigo Onde está a cauda Longa? Nicho continua sendo nicho, essa segmentação do mercado é excelente para se destacar em tempos digitais. Existem muitas pessoas que buscam um Arquiteto para projetos de iluminação, continuando em nosso exemplo. E o Arquiteto que se posicionar como especialista nessa área nos meios digitais – blogs, redes sociais, Youtube etc. – conseguirá essa fatia do mercado que antes tinha dificuldade pra comprar.
Esse nicho precisa ser bem fechado, mas não precisa ser algo difícil de encontrar. Pelo contrário, muitas vezes, é possível transformar um aparente problema em um grande nicho de mercado. O Canadense Graham Hill, por exemplo, vende apartamentos pequenos de 19m² por R$ 440 mil. Isso não é um problema para seus clientes. Pelo contrário. É uma solução. Porque ele usa muito bem o próximo item das dicas de empreendedorismo.
Dica 02: Ofereça mudança de vida
Quando você busca os apartamentos de Graham Hill para comprar, ele não te vende um espaço apertado em que você pode ter poucas coisas. Ele te oferece uma mudança de vida. Hill acredita que um ambiente menor deixa sua vida mais leve e feliz. Com menos coisas para se preocupar dentro de casa, você pode aproveitar melhor a sua vida, viajar, conhecer lugares novos e passar mais tempo aproveitando o mundo. É exatamente essa mudança de vida que ele vende.
Para oferecer essa mudança para seus clientes é preciso seguir diferentes dicas de empreendedorismo, como ter um nicho de mercado, público-alvo e conhecer o valor do seu serviço. Esses são os três principais pontos para isso. Sabendo esses pontos, você pode agregar valor à Arquitetura e conquistar muito mais clientes. Vou te explicar o porquê:
- O nicho de mercado é uma das dicas de empreendedorismo mais importantes porque faz com que você foque maior parte dos seus esforços em uma área que saiba fazer muito bem. Você ficará cada vez melhor nessa tarefa e conquistará vez mais cliente buscando suas habilidades.
- O público-alvo é a pessoa com quem você conversa. Graham Hill, por exemplo, vende seus apartamentos pequenos para jovens bem sucedidos com grande prazer por viagem. Isso faz com que ele saiba como se comunicar e oferecer valor para seus clientes. Quando você tiver um nicho de mercado e um público-alvo, poderá ser tão persuasivo quanto ele.
- Entender o valor do seu produto ou serviço é saber quais são as principais características dele que podem atrair seu público-alvo. Se você trabalha com reforma de clínicas médicas para pediatras, por exemplo, quais são os valores que o público procura no seu serviço? Lembre-se sempre que valor é o que o cliente recebe e preço é o que ele paga.
Com estes três critérios bem definidos, você poderá agregar valor ao serviço e ofertar mudança de vida para os clientes. Encontre as mudanças que eles queren, como conforto, segurança e espaço. Esse é o segredo para jovens Arquitetos oferecerem seus serviços com maior eficiência.
Dica 03: Faça um planejamento de carreira
Você está selecionando nicho de mercado, público-alvo e agregando valor ao seu serviço, mas sabe se essas dicas de empreendedorismo vão impulsionar a carreira de Arquiteto como você acredita? Você pode fazer isso de uma maneira simples! Através de um planejamento estratégico. É ele que te ajudará em toda a trajetória profissional.
Antes de começar sua promissora carreira na Arquitetura, você deve ter plena consciência de onde se encontra atualmente, onde deseja chegar, quantos clientes pretende atender por mês, qual o seu critério de sucesso, entre outros critérios comparativos que deve usar para começar sua jornada profissional.
Esse planejamento estratégico permite que você delimite todos os seus objetivos profissionais e tenha um caminho para seguir. Imagine que empreender na Arquitetura é como navegar no mar em meio ao nevoeiro. Você não tem uma visão para onde está indo e pode se perder facilmente. Porém, uma bússola pode te guiar para seguir sempre na direção correta. O planejamento estratégico é essa bússola. Ele pode não te livrar de todos os perigos no caminho, mas te ajudará a navegar pelo nevoeiro com muito mais segurança.
E não precisa ser muito grande, nem complexo. Ele deve refletir bem o seu foco no trabalho. O planejamento estratégico é uma das dicas de empreendedorismo mais importantes que você receberá na vida. Ele te ajudará nos diferentes desafios da trajetória profissional. Se você não sabe como construir um, o Endeavor tem um artigo bem interessante ensinando.
Dica 04: Aposte em novas estratégias
Um grande mal dos Arquitetos é que eles dependem das indicações. Existem diversos motivos para não depender delas, mas, ainda assim, estão sempre com este mesmo problema. Se eu tivesse que escolher apenas uma das dicas de empreendedorismo para dar pra qualquer Arquiteto, ela provavelmente seria: não dependa de indicações.
Quando você faz isso, deixa que toda a sua estratégia seja efetivada por terceiros. Você não está trabalhando para atrair clientes e conquistar espaço no mercado. Está deixando que outras pessoas façam isso por você. Como pode ter um planejamento se não pode medir as ações? Por isso, aposte em novas estratégias para atrair clientes para o seu escritório de Arquitetura. Aqui mesmo no site, eu já ensinei muitas formas diferentes para você fazer isso:
- Site de Arquitetura – Ter um site é um grande diferencial. Se você não está na internet, não existe. Muitos Arquitetos têm sites para divulgar seus trabalhos, mas a maioria faz do jeito errado. Apostando no modelo ideal, você consegue vencer a concorrência facilmente.
- Portfólio – O portfólio está enraizado nos profissionais de Arquitetura, mas a maioria tem pouco foco. É preciso selecionar apenas os melhores trabalhos, escolher bem o que será mostrado e publicar de forma chamativa.
- Instagram – O Instagram é uma rede social completamente visual. Os Arquitetos podem utilizar isso para atrair clientes nos mais diferentes nichos. O segredo é saber usar boas imagens com as hashtags corretas.
- Pinterest – Outra rede de alto impacto visual, mas menos utilizada, é o Pinterest. Mas, não se engane com o baixo número de usuários. Ela tem um potencial fortíssimo para Arquitetos e decoradores. Poucos já usam, mas obtém grandes resultados.
- Redes Sociais – Existem muitas outras redes sociais generalistas que os Arquitetos devem usar para conquistar clientes, como Facebook, Twitter e Youtube. Elas não têm muito foco, mas são ótimas para criar relacionamento.
- Consultoria – O mercado de Consultoria tem crescido muito na Arquitetura e pode ser essencial para os profissionais conquistarem novos clientes oferecendo uma opção de serviço mais barata.
Dica 05: Analise os seus resultados
Todas as dicas de empreendedorismo que dei até aqui são eficientes, mas você deve comprovar seus resultados para analisar o impacto de suas ações e definir se está tomando os rumos certos em sua carreira. E, mais uma vez, o planejamento estratégico se mostra muito importante.
No seu planejamento, você pode definir metas a curto, médio e longo prazo. E no decorrer do tempo, aplicando as ações estabelecidas, você pode mensurar se conquistou estes objetivos. Isso permite saber quais as ações que estão trazendo mais resultados para gastar mais esforços com elas, e também permite que você mude seu planejamento estratégico no caminho.
Se você traçou como meta conquistar 10 clientes em 6 meses, por exemplo, mas no fim do período conquistou 20, é sinal de que as suas metas estão muito abaixo do potencial. Através dessa análise, você pode mudar os objetivos deixando-os mais desafiadores.
Porém, também pode acontecer o contrário. Pode ser que você fique bem abaixo de conquistar os seus objetivos. E isso acontece por dois motivos diferentes. Primeiro, você estabeleceu metas altas demais para suas ações. Segundo, as suas atitudes para atrair clientes não estão trazendo resultados e você precisa fazer um novo planejamento. Mas isso não é necessariamente ruim. Nessas análises, por exemplo, você pode perceber que está usando muitos esforços para atrair muitos clientes, quando pode trabalhar com um número reduzido cobrando mais. Saiba como utilizar esses números das análises ao seu favor.
Fonte: Arquitetos de Elite