#renda #dinheiro #empreendedorismo
Uma fonte de empregos, renda e desenvolvimento.
A Importância do Empreendedorismo na Economia do Brasil
Qual a importância do empreendedorismo em 2020 no Brasil?
Segundo dados do Portal do Empreendedor, mais de 1,1 milhão de formalizações foram registradas entre o final de fevereiro e o fim de setembro de 2020.
Hoje, esse número, quando somado às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, atinge a marca de 99% das empresas privadas e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A pandemia do novo coronavírus foi um fator determinante que impulsionou o aumento de empreendedores brasileiros, como uma forma de buscar uma renda extra, de forma que suprisse as necessidades, pois muitas pessoas ficaram desempregadas neste período.
Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), o desemprego no Brasil teve um aumento significativo de 14,4% no trimestre finalizado em agosto.
Com isso, a importância do empreendedorismo aumentou significativamente na vida das pessoas.
Aumento relevante do PIB
Alguns estudos apontam um aumento significativo no PIB brasileiro para os anos seguintes, que deve ser alavancado graças ao fortalecimento das micro e pequenas empresas.
Vale ressaltar que esse aumento será estruturado de modo que a realidade local de cada região seja eficaz para o setor econômico.
Fortalecimento da economia
Esse é um dos fatores que mais contribuem e dão ênfase à importância do empreendedorismo no Brasil. Com cada vez mais empreendedores surgindo em diferentes partes do Brasil, cada um com suas especificidades e potencialidades particulares, o indício é de que o país siga fortalecendo os diversos cenários econômicos.
É necessário focar na consolidação de ações, pois somente assim a população terá acesso fácil aos setores de educação e saúde. É claro que essa ação não soluciona todos os problemas, mas alivia bastante o setor público.
Geração de novos empregos
Com o surgimento de novos empreendedores, são geradas mais oportunidades de empregos, consagrando ainda mais a importância do empreendedorismo no Brasil. O assunto vem sendo bastante estudado, já que a crise atingiu setores tradicionais da economia, gerando um impacto considerável na taxa de desemprego e mesmo assim, novos empregos surgiram.
Empreender no momento de crise contribui para a geração de novos empregos e, além disso, incentiva o comportamento criativo da população.
No ano de 2020, os setores que mais tiveram um avanço no crescimento percentual de empregos, foram a área da saúde, e-commerce em geral e logística. Isso se dá, pelas dificuldades que surgiram durante a pandemia.
Programas federais
Existem programas federais que contribuem e auxiliam os empreendedores que querem abrir um novo negócio. Veja alguns desses programas abaixo:
Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime tributário para micro e pequenas empresas. No entanto, para enquadrar-se nesse regime, é necessário possuir uma receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.
Com ele, é possível fazer o recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia.
Pronampe
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMP), foi instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, sendo um programa de governo de desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios.
As micro e pequenas empresas poderão usar os recursos obtidos para realizar investimentos (comprar máquinas e equipamentos, realizar reformas) e para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras).
Fonte: Acesso Digital
Inscreva-se no canal https://goo.gl/i6RcTy Para receber dicas sobre empreendedorismo e gestão que certamente contribuirão com seu negócio.