7 tendências de marketing que irá definir 2017

Não é fácil encontrar maneiras novas e emocionantes de seduzir clientes. Neste mundo dominado pela mídia social, pelo excesso de informação disponível na internet, fica difícil fazer seu negócio, ou sua marca aparecer no meio da multidão. Phillip Kotler, um dos grandes pensadores do marketing, aponta que, diante desse cenário, o marketing 3.0 é o marketing do relacionamento com os clientes. Entenda mais sobre marketing de relacionamento.

Vamos falar neste artigo das 7 tendências de marketing que irá definir 2017.

As tendências de marketing de 2017 ajudarão os comerciantes a envolverem os consumidores de forma mais direta, evitando distrações e aumentando seu alcance de marketing. Essas táticas apelam para aspectos fundamentais da natureza humana. Como tal, eles podem ajudar os comerciantes a criar cuidadosamente campanhas coordenadas e conversas onde marcas e consumidores se fundem em uma experiência compartilhada.

Mas quais são as 7 tendências de marketing que irá definir 2017:

1 – Abrace o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing estratégico para criar e distribuir informações relevantes para atrair um público-alvo e estabelecer um relacionamento com os clientes.

Ele pode servir como estratégia primaria para quase qualquer plano de marketing e funciona para todos os tipos de marcas, porque todos usam de forma diferente. A chave é ser consistente, escrevendo diretamente para seu público alvo. Se seu conteúdo é inteligente, interessante ou engraçado cai nas graças de seu público alvo.

Se você não acredita no poder do marketing de conteúdo, veja como uma oficina mecânica aumentou em 40% seu faturamento com uma estratégia de marketing de conteúdo.

– Encontre o seu influenciador alvo.

Estamos agora no meio de uma corrida do ouro para encontrar o melhor influenciador para sua marca. Enquanto “influenciadores” sempre foram um elemento importante no marketing, eles estão rapidamente se tornando uma das formas mais eficazes de alcançar clientes.

Comercialização através de influenciador dá às marcas a oportunidade de criar um relacionamento através das personalidades a quem os consumidores já seguem e admiram. Essas personalidades apresentam um mundo de possibilidades para qualquer profissional de marketing, o suficiente para canalizar seu poder. Quando influenciadores são utilizados de forma eficaz, eles criam maneiras naturais para seduzir um público alvo.

3 – Marketing por vídeo.

O vídeo conecta-se imediatamente ao consumidor, transmitindo emoção e uma mensagem que muitas vezes é muito mais memorável do que palavras estáticas em uma imagem.

Mais de 1 bilhão de pessoas usam o YouTube regularmente, um número que aumentou cerca de 40 por cento desde março de 2014.

Facebook entrou em cena em grande forma em abril, quando lançou Facebook ao vivo. A ferramenta coloca as capacidades de compartilhamento de vídeo na ponta dos dedos de todos os que usam a maior rede de mídia social do mundo. Em outubro, o Facebook seguiu com uma campanha publicitária internacional para ajudar a aumentar a consciência de como o novo recurso funcionam.

Todo o conteúdo da campanha foi gravado usando o Facebook Live e um telefone. A demonstração foi uma maneira altamente eficaz para mostrar como o novo recurso permite que qualquer pessoa crie conteúdo, a partir de praticamente qualquer lugar.

4 – A Inteligência artificial está mudando nossas conversas por mensagens.

Os avanços na inteligência artificial e programação permitem estas inteligências artificiais responderem às consultas dos clientes em sites. As respostas fazem sentido porque elas são todas baseadas em dados sobre como o cérebro humano funciona.

Este sistema de inteligência artificial que interage com humanos, é chamado “chatbot”.

Se você possui um iPhone, você tem uma inteligência artificial no bolso: “Siri”. A inteligência artificial da Apple usa reconhecimento de voz, um script predefinido e redes neurais de aprendizagem profunda para responder com precisão às perguntas e declarações dos usuários.  A Allo aplicativo de mensagens do Google usa inteligência artificial para interagir com o usuário.

5 – Conteúdo social

Os seguidores Snapchat sabem que há algo sedutor e até mesmo viciante sobre o envio de conteúdo que se auto destrói dentro de um determinado período de tempo. Geração Z vai diminuir o tempo de atenção e as redes sociais farão expirar conteúdo social ainda mais rapidamente. O elemento de urgência através de conteúdo online captura instantaneamente a atenção do usuário.

A premissa é simples: Olhe agora, ou perca a sua chance para sempre. Isso torna o conteúdo atraente e autêntico, também pode ser difícil para os comerciantes aprender a usar. Algumas marcas mais antenadas estão aproveitando o seu potencial e estão se conectando com influenciadores que são hábeis nessa forma de comunicação a a integrar organicamente o conteúdo social em uma estratégia global.

6 – Tornar a personalização uma prioridade.

Uma dose diária de sobrecarga de informação tornou as pessoas mais resistentes à publicidade. Os consumidores de hoje podem detectar ações de venda óbvia e eles estão deixando de seguir sites e perfis de redes sociais quando detectam esta publicidade. Segmentação de consumidores em um nível individual permite que os comerciantes passem um conteúdo mais específico, segurando a atenção do consumidor.

Para capturar a atenção de um cliente distraído, os profissionais de marketing devem alcançá-lo com conteúdo personalizado e relevante. Rastrear os hábitos dos consumidores, interesses e histórias de navegação é fundamental para a criação de estratégias para levá-los a fechar a venda ou contratar o serviço.

7 – Automatize seus esforços.

Automação de marketing está crescendo a um ritmo impressionante, com 71% das empresas que atualmente utilizam esta tecnologia. A automação de marketing faz exatamente o que o nome sugere, usando plataformas de software projetadas para colocar tarefas repetitivas no piloto automático. Este kit de ferramentas inclui soluções para e-mail marketing, social mídia marketing, SMS e anúncios digitais.

O que sua empresa tem feito para alcançar o público alvo em ações de marketing? Comente abaixo.

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Fonte: Sebrae