Como posso validar a sua ideia antes de empreender?

Como posso validar a sua ideia antes de empreender?

Cada ideia evolui à medida que o tempo passa. Quanto mais você pensa sobre a sua ideia, mais emocionalmente envolvido você fica a ela. Isso é um fato. Sobre esse parâmetro, saiba como validar a sua ideia antes de empreender.

Não importa o quão aberto você seja, uma opinião diferente sobre a viabilidade da sua ideia já pode ferir seus sentimentos e fazê-lo levar a opinião de outrem para o lado pessoal.

Isso é chamado de viés de confirmação. É a nossa tendência de escolher informações que confirmem nossas crenças ou ideias existentes.

O viés pode ser tão forte que duas pessoas com opiniões opostas podem ver a mesma evidência e sentir que sua ideia é validada por ela. Saiba como progredir nesse âmbito e a buscar evidências que realmente confirmem que sua ideia faz sentido.

Afinal, como validar a sua ideia antes de empreender?

A melhor maneira de validar uma ideia é criar o que você deseja construir. A execução é fundamental e o trabalho duro real é o que realmente conta. Afinal, conforme Gary Vaynerchuk, “A execução é o jogo das ideias”.

– Construa o seu protótipo, escreva aquele livro que você tinha em mente há anos ou configure sua loja online.

  • Trabalhe como louco por meses e implemente sua ideia. À medida que o tempo passa, a realidade e o mercado validarão a ideia.

Existem diversos tipos de evidências à que sua ideia pode ser aplicada. Essas evidências ajudam você a validar a sua ideia antes de empreender. Conheça a principal delas.

Evidência não-confirmante

É a evidência que prova que suas ideias existentes estão erradas – e, acredite, isso é exponencialmente mais valioso do que confirmar evidências.

  • Isto é o mesmo que um feedback negativo, tomado como uma crítica construtiva.
  • Agora, você provavelmente está se perguntando o porquê de apostar contra sua própria ideia.

Bem, se você tentar realmente provar que está errado e falhar em fazê-lo, então a ideia pode se transformar em algo real e valioso.

Trabalhe de maneira mais inteligente, não mais difícil

Criar um cenário onde a ideia já se tornou realidade faz você pensar nos detalhes que, de outra forma, seriam esquecidos.

– Cada etapa do cenário aproxima você da conclusão sobre se você deve ou não investir seu tempo na execução, o que por si só, configura a ideia de validar a sua ideia antes de empreender.

  • Criar um cenário requer muito pouco tempo, e, com isso, pode ser que você não tenha tempo suficiente para desenvolver um envolvimento emocional, o que torna suas decisões muito mais objetivas.

– O modelo de cenário mais utilizado por empreendedores tem quatro tópicos principais que devem ser abordados:

  • Clientes;
  • Soluções;
  • Dia a dia;

Tenha em mente que, nesse momento, você tem que ser brutalmente honesto consigo mesmo.

As quatro etapas para validar a sua ideia antes de empreender

Primeiro de tudo, você tem que saber quem são seus clientes em potencial. Dependendo do produto ou serviço, as funções de comprador, lead, interessado e mais podem estar em uma única pessoa (em B2C) ou várias pessoas ou mesmo organizações (B2B).

Pense em usuários, compradores técnicos e em compradores econômicos.

– Os usuários terão em mãos o seu produto. Eles são os únicos que devem se deliciar com o seu produto.

  • Faça uma pequena pesquisa sobre o que eles gostam e precisam. Leve em conta sua idade, educação, hábitos e preferências.

– Tenha em mente que um comprador técnico geralmente é um gerente de departamento (em modelos de negócios B2B).

– O comprador técnico tem que ser persuadido de que o produto é necessário e que melhorará o negócio ou a satisfação do usuário.

  • Os benefícios desta compra devem ser comunicados em voz alta e clara para esse usuário.

– Já comprador econômico deve ser visto como uma sacola de dinheiro. Esta é a pessoa que está pagando pelo produto.

  • O preço deve estar dentro do poder de compra do grupo-alvo.
  • Se você pregou os dois aspectos anteriores, o usuário e o comprador técnico convencerão o comprador econômico a aprovar a compra se os valores centrais do produto forem adequados para eles.

– Agora que você preencheu todos os espaços em branco deste modelo, revise sua avaliação de sua ideia. A viabilidade da ideia resume-se a três coisas:

  • Existe um mercado com poder de compra suficiente?
  • Existe um grande ponto de dor na abordagem atual?
  • Estou oferecendo uma solução melhor do que a concorrência?

 

Três respostas positivas lhe darão ou não a capacidade de validar a sua ideia antes de empreender. Se mais de uma das respostas a estas perguntas for um NÃO, então você deve reconsiderar se deve seguir adiante com a ideia.

Sabendo como validar a sua ideia antes de empreender através de análises pontuais de sua aplicação no mercado, as chances de que ela não seja completamente funcional são muito baixas. Boa sorte!

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