Registro de Inventario – Bloco-H

A saber:

O Registro de Inventario relaciona por valores e especificações as mercadorias acabadas/revendas, as matérias primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagens, os produtos manufaturados pertencentes ao estabelecimento em poder de terceiros e os produtos em fabricação de terceiros em poder do estabelecimento, existentes no estabelecimento à época do balanço.

O Bloco H com informações do inventario, deve ser informado até a movimentação do segundo período ao levantamento do balanço. Em regra, as empresas encerram seu balanço no dia 31 de dezembro, devendo apresentar o inventário na EFD ICMS/IPI da competência fevereiro de 2019, que será entregue até o dia 20 de março de 2019.

QUEM ESTÁ OBRIGADO

Sua empresa, contribuinte do ICMS e obrigada à transmissão da EFD ICMS/IPI.

INFORMAÇÕES A SEREM PRESTADAS

fotoblocoh

O QUE SUA EMPRESA DEVE FAZER

• Gerar as informações do Inventario de 31/12/2018 no formato e layout do arquivo da EFD ICMS/IPI – BLOCO H;
• Enviar-nos até dia 16/01/2019.

As referidas informações fazem parte do registro contábil (encerramento do balanço), com posterior registro na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

É de suma importância que não haja divergências nos saldos da EFD ICMS/IPI e o encerramento do balanço. Saldo este que também será informado na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

FALTA DE INFORMAÇÃO

Há penalidades previstas no inciso V do artigo 527 do RICMS/SP, que podem ser aplicadas na hipótese de ocorrência das infrações do referido inciso, em que pese o poder da administração pública como autoridade fiscalizadora.

RETIFICAÇÃO

Caso a declaração seja transmitida até 20 de março de 2019 sem a informação do Inventario/Bloco-H, o prazo para retificação será 31 de maio de 2019. Posterior a 31 de maio será necessário autorização direta da Secretaria da Fazenda do Estado, sendo de responsabilidade de sua empresa os custos e procedimentos referente à retificação.