Inventario De 31 De Dezembro

Registro de Inventário – Bloco H

A saber:

Registro de Inventário relaciona por valores e especificações as mercadorias acabadas/revendas, as matérias primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagens, os produtos manufaturados pertencentes ao estabelecimento em poder de terceiros e os produtos em fabricação de terceiros em poder do estabelecimento, existentes no estabelecimento à época do balanço.

Bloco H com informações do inventario, deve ser informado até a movimentação do segundo período ao levantamento do balanço. Em regra, as empresas encerram seu balanço no dia 31 de dezembro, devendo apresentar o inventário na EFD ICMS/IPI da competência fevereiro de 2020, que será entregue até o dia 20 de março de 2020.

QUEM ESTÁ OBRIGADO

Sua empresa, contribuinte do ICMS e obrigada à transmissão da EFD ICMS/IPI.

INFORMAÇÕES A SEREM PRESTADAS

31 12 2019

O QUE SUA EMPRESA DEVE FAZER

• Gerar as informações do Inventário de 31/12/2019 no formato e layout do arquivo da EFD ICMS/IPI – BLOCO H;
• Enviar-nos até dia 16/01/2020.

Referidas informações (saldos do estoque de 31/12/2019) comporá o registro contábil (encerramento do balanço), o qual é declarado na ECF – Escrituração Contábil Fisal e ECD – Escrituração Contábil Digital.

É de suma importância que não haja divergências de saldos entre a EFD ICMS/IPI versus a ECF – Escrituração Contábil Fisal e ECD – Escrituração Contábil Digital.

FALTA DE INFORMAÇÃO

Há penalidades previstas no inciso V do artigo 527 do RICMS/SP, que podem ser aplicadas na hipótese de ocorrência das infrações do referido inciso, em que pese o poder da administração pública como autoridade fiscalizadora.

RETIFICAÇÃO

Caso a declaração seja transmitida até 20 de março de 2020 sem a informação do Inventário/Bloco-H, o prazo para retificação será 31 de maio de 2020. Posterior a 31 de maio será necessário autorização direta da Secretaria da Fazenda do Estado, sendo de responsabilidade de sua empresa os custos e procedimentos referente à retificação.

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar com seus contatos?

Acompanhe nosso site e conheça nossas  soluções tributarias.
Se inscreva em nosso canal no youtube para ficar por dentro das principais novidades da legislação.

Pular para a barra de ferramentas