Um alerta ao Empreendedor

A leitura deste manual indica, muito provavelmente, que você está em vias de abrir seu próprio negócio. Indica também que você começa certo, pesquisando e obtendo conhecimentos que serão decisivos em todas as etapas daqui para frente.

Neste manual apresentaremos um esboço do que você precisa saber e praticar para melhorar suas chances de sucesso. Portanto, não é possível, nem é o propósito desta publicação apresentar uma receita completa para exploração de “Academia de Ginástica”. Afinal, esta receita não existe. Mas chamaremos sua atenção para os aspectos fundamentais que você precisa saber e para as habilidades que precisará desenvolver ao atuar com este tipo de negócio.

Considere todas estas informações como ponto de partida, e busque, começando por este manual, o conhecimento necessário para uma exploração competente deste negócio. Não é exagero dizer que este manual é diferente, pois seu objetivo é clarear as coisas que precisa saber para ter chances reais de sucesso.

Acreditamos que se você souber o que tem de fazer para viabilizar seu empreendimento encontrará um meio de fazer o que precisa ser feito. Nosso objetivo é desafiá-lo para obter domínio sobre os aspectos importantes deste negócio. Portanto, neste manual você encontrará desafios relacionados com os aspectos de gestão que precisa entender e aprender, já que resposta padrão de como explorar o negócio “Academia de Ginástica” e ter sucesso simplesmente não existe.

Muitos são os caminhos que levam ao sucesso destas empreitadas.

Contudo, também são muitas as possibilidades de falhas. Em pesquisa de 2004, o Sebrae-SP constatou que 29% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 59% não conseguem chegar aos 5 anos de vida. Em comum, estas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: planejamento prévio ou estruturação adequada do negócio e gestão.

São aspectos para os quais você realmente precisa se desafiar. Todo esforço que fizer para aprender, tanto com as empresas que alcançaram sucesso ou com as empresas que fracassaram, será o seu mais importante investimento, o que realmente sustentará a viabilidade de seu empreendimento. Queremos dizer que é necessário conhecer o melhor possível este ramo de negócio. Procure identificar o maior número possível de empresas que atuam neste ramo e descubra tudo sobre a forma em que operam.

Veja a seguir quais aspectos são realmente relevantes para o seu projeto de uma “Academia de Ginástica”.

PARA NÃO FRACASSAR

Se você já atuou no ramo de “Academia de Ginástica” como empresário ou como empregado, é bom avaliar se já sabe o suficiente, se está atualizado. Visite o maior número possível de academias, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades etc.

Mas, se não for do ramo, terá que aprender muito e o melhor caminho é pesquisar, conversar com as pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com “Academia de Ginástica”. O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial de “Academia de Ginástica”.

É normal pensar que fazer amizades ou interagir com empresários do ramo é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um “futuro concorrente”. Não é verdade!

As pessoas gostam de trocar idéias e falar das dificuldades; basta ser franco na conversa, se apresentando e explicando sua situação. Para começar busque empresas em bairros distantes ou até mesmo em cidades vizinhas, pois assim nenhum deles se sentirá ameaçado pensando em você como concorrente.

O resultado desta fase de aprendizado e pesquisas é você formar idéias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa e como será sua “Academia de Ginástica”. Ao contatar outras empresas você deve buscar elementos para responder as seguintes questões:

• Onde será localizada sua “Academia de Ginástica” para conseguir atrair o maior número possível de clientes?

• Como será o processo de “Venda”, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária?

• Como será o processo para ocupação do espaço no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores?

• Como será a operação da academia de forma a satisfazer e surpreender os clientes?

• Como será sua equipe de funcionários?

• Como será seu formato de gestão? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia).

•Quando sua academia estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranqüilo durante as férias?

• Você pretende montar outros negócios? Outras empresas?

•Este realmente é um bom negócio para o tipo de pessoa que você é?

Em resumo, responder a estas questões permitirá a você um mínimo de domínio sobre este negócio e o ajudará a ter chances reais de viabilidade. Com pesquisas, estudo e identificação da prática do dia-a-dia você construirá suas próprias respostas.

SOBRE OPORTUNIDADE

Este realmente é um bom negócio?

O primeiro ponto sobre o qual você precisa ter certeza, é quanto à oportunidade de negócio que identificou. Será que você realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma idéia na cabeça?

QUAL A DIFERENÇA?

De maneira bem simples e direta, podemos dizer que se existe alguém querendo comprar os serviços e os produtos de uma “Academia de Ginástica”, e você percebeu que pode fazer com que também comprem da empresa que montar, existe então uma oportunidade de negócio.

Afinal de contas podemos resumir a atividade de “Academia de Ginástica” numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender os serviços e produtos da “Academia de Ginástica que pretende montar” e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio.

Note bem, vender e lucrar. Não basta somente vender. O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante que compense toda a empreitada, isto é, que supere em ganhos o retorno que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos. Assim, uma questão puxa a outra.

• Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em comprar os serviços e produtos que pretende oferecer na “Academia de Ginástica”, e que você consiga que eles comprem também de você.

• Por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro.

• Em quantidade que acumule no final de um período de tempo um montante de lucro que compense a empreitada.

• E que estas condições durem por tempo que compense a montagem do negócio. Isto é, dê o retorno que você deseja.

• E ainda, que você realmente esteja disposto a enfrentar e comandar o dia-a-dia desta operação, significa que você e sua família adaptarão o estilo de vida às condições que este negócio necessitar, caso esteja no comando da operação da academia.

Identificar estas questões, refletir sobre elas, obter resposta para cada uma delas e conseguir as condições necessárias para realizá-las é o que chamamos de planejamento prévio do negócio.

Então, o próximo passo que recomendamos, após a leitura deste manual, é que você inicie a preparação de um “Plano de Negócio”.

Fonte: Sebrae

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