2

10 livros sobre empreendedores brasileiros para se inspirar

 

São Paulo – É difícil encontrar ânimo para empreender diante de um cenário tão adverso quanto o dos últimos anos: a recessão econômica, os aumentos de impostos e a constante burocracia para abrir um negócio acabam com os sonhos de muitos futuros empresários.

Porém, é preciso lembrar que a dificuldade faz parte da vida de um empreendedor. Muitos executivos de sucesso enfrentaram diversos obstáculos no meio do caminho – e, assim como você, eles resolveram empreender nas difíceis terras brasileiras.

O site de EXAME selecionou alguns livros que falam de empreendedores nacionais (ou foram escritas pelos mesmos) e farão você se inspirar e querer abrir seu próprio negócio.

Confira, a seguir, a lista de obras recomendadas:

1 — Pense Simples

Hoje, temos milhares de empresários que sonham em fazer uma única coisa: inovar. Mas como começar? Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado?

Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo: a Samba Tech.

Neste livro, você vai aprender como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso; o que compõe o DNA inovador; qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação; A importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador; A não acreditar em no “sempre foi assim”.

2 — Seu Sonho tem Futuro

Você vê pessoas que vivem dos seus sonhos e não imagina como se tornar uma delas? Sente medo, despreparo ou insegurança quando pensa em começar um novo negócio? Você acha que sonhar alto é arriscado e não é para você?

Candice Pascoal, CEO e fundadora da plataforma Kickante, site brasileiro de financiamento coletivo/crowdfunding, veio para responder essas perguntas e outras. A verdade é que muitos sonham, mas poucos sabem como colocar sua ideia em prática de maneira fácil e sem riscos. Nesta obra, você encontrará dicas, segredos de sucesso e muitas orientações.

3 – Sem Limites – A História da Netshoes

O livro “Sem Limites – A História da Netshoes” conta a história de dois primos de ascendência armênia, Marcio Kumruian e Hagop Chabab, que em 2000 abriram uma loja de calçados na rua Maria Antônia, na capital paulista, e a transformaram na maior varejista digital de itens esportivos da América Latina.

A Netshoes fatura hoje mais de 2 bilhões de reais e emprega mais de 2 mil colaboradores. O livro conta como se deu a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os sucessivos desafios superados pelos primos, das conversas para a compra da plataforma de e-commerce com os americanos, sem que nenhum dos sócios falasse inglês, à montagem do primeiro centro de distribuição automatizado. 

 

4 – Nada Easy

Tirar uma ideia do papel é uma arte; fazer isso em um cenário hostil como o mercado brasileiro, é quase impossível. Escalar seu negócio, crescer exponencialmente é o sonho de todo empreendedor, porém, como fazer isso?

No livro “Nada Easy”, Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da Singu, apresenta o passo a passo das etapas para validar de forma correta a sua ideia, abrir seu empreendimento e fazê-lo crescer, sem desperdiçar tempo e recurso produzindo algo pelo qual as pessoas não pagariam. Tallis já foi listado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais transformadores do Brasil, eleito o Young Leader of The Year nos EUA e eleito pelo MIT um dos jovens mais inovadores do país.

“A maior qualidade de um empreendedor é não ter medo de errar, tomar riscos e de eventuais fracassos. Quando observo o Tallis [Gomes], percebo nele essas qualidades”, afirma José Mendes, fundador do Hotel Urbano.

5 – Sonho Grande

Os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Nos últimos anos, os empreendedores compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Isso transformou os sócios em personalidades muito admiradas pelos brasileiros – especialmente pelos que empreendem.

Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória de Lemann, Sicupira e Telles desde a fundação do banco garantia, nos anos 70, até os dias de hoje. Todas as suas transações costumam ocorrer na mais absoluta discrição, com um esforço para ficar longe dos holofotes.

Ao mesmo tempo, os três aplicam uma fórmula de gestão que se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos no seu grupo de empresas e investimentos – conhecido como 3G. Para quem se inspira no estilo de gestão do empreendimento, está aí uma boa dica de leitura.

6 – #VQD – Vai que dá!

O livro “#VQD– Vai que dá! Dez histórias de empreendedores que transformaram sonhos grandes em negócios de alto impacto” reúne a origem de donos de negócios que estão transformando o Brasil com os resultados dos seus empreendimentos.

Suas histórias, comentadas por mentores que acompanharam de perto seus desafios, mostram que não há um caminho definido para o sucesso que possa ser explicado por teorias e manuais. As trajetórias de cada um deles seguem um caminho próprio, que se cruzam apenas no brilho nos olhos com que cada um fala de sua jornada e de sua capacidade para resolver problemas da sociedade.

O exemplo desses empreendedores tem o enorme poder de inspirar e motivar aqueles que querem encontrar os seus próprios caminhos no mundo do empreendedorismo.

7 – A Decolagem de Um Grande Sonho

“A Decolagem de Um Grande Sonho” é um divisor de águas e uma referência única sobre a história, criação e motivações para o surgimento de uma das maiores e mais sólidas empresas brasileiras da atualidade: a Embraer.
Narrado por Ozires Silva, a obra percorre a singular história da Embraer sob a ótica daquele que, ainda em infância, sonhava com a decolagem de um grande sonho. É uma leitura que oferece um conteúdo para inspiração e reflexão de futuros e atuais empreendedores.

8 – Antônio Ermírio de Moraes

Antônio Ermírio de Moraes foi um dos maiores e mais importantes empreendedores do Brasil. Líder do Grupo Votorantim, sua grande lição foi a generosidade, segundo o autor e amigo José Pastore.

Nesta biografia, Pastore aborda a vida de Moraes: da infância em São Paulo e do envolvimento intenso com o trabalho às relações com a política e com a arte, a qual mudaria ser jeito de ser. Já sobre o Grupo Votorantim, a obra discorre sobre como a corporação passou por diversos momentos econômicos, com transições de moedas e surgimento de crises.

Mesmo assim, conseguiu crescer e se manter sob o controle da família: com a direção de Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim se tornou o que é hoje.

9 – Novos caminhos, novas escolhas

Abílio Diniz é um dos maiores empreendedores do Brasil. Como empresário, construiu o Grupo Pão de Açúcar, enfrentou crises pessoais e profissionais e, depois, deu a volta por cima. Apenas em 2013 Abílio Diniz se afastaria da empresa que ajudou a fundar. Neste livro, ele narra pela primeira vez suas lutas recentes e os novos caminhos que descobriu nos últimos anos.

10 – Vamos Juntos!

Renato Saraiva é uma inspiração para quem acha que está muito velho para abrir uma empresa: ele apostou no empreendedorismo aos 40 anos de idade, e em um momento que estava no auge de sua carreira pública: ou seja, tinha estabilidade e um alto salário, mas isso não era o suficiente para ele. Saraiva foi atrás de um sonho e, hoje, fatura R$ 70 milhões e tem três empresas sob seu comando.

A mais conhecida delas é o Complexo de Ensino Renato Saraiva, ou CERS. Hoje, o negócio tem mais de 150 mil alunos ativos e mais de 550 mil estudantes já formados em todo o Brasil.

Fonte: Exame

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.