GINASTICA

Como montar uma academia de ginástica

O interesse pela saúde e qualidade de vida contribuiu para o crescimento das academias no Brasil

Mercado fitness

O mercado fitness está cada vez mais em alta no Brasil.

Somente em Minas Gerais, por exemplo, um levantamento do Conselho Regional de Educação Física (Cref-MG) aponta que o número de academias cresceu 153%. O recorte da capital Belo Horizonte revela um crescimento de 72,5%, calculada a abertura de 174 novas unidades.

Seja pela procura de melhor qualidade de vida ou por questões estéticas, o fitness movimenta mais de US$ 2 bilhões, conforme revela a revista da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil).

Ao explorar as atividades de condicionamento físico, você pode oferecer atividades como ginástica, musculação, yoga, pilates, alongamento, dança, luta, natação, entre outras, em academias, centros de saúde física e outros locais especializados.

Nada impede que você explore diversas atividades ao mesmo tempo, mas lembre-se de fazer constar nos atos constitutivos (Contrato Social), na cláusula do objeto social, todas as atividades oferecidas.

Diversifique seu negócio

Quem se sente atraído pelo segmento deve ter em mente algumas características básicas do negócio. Trata-se de um ramo que pode apresentar boa rentabilidade, mas exige grande volume de capital inicial e oferece retorno em longo prazo.

É também um setor no qual, com raras exceções, o ponto e o cálculo de preço dos serviços podem ser determinantes para o sucesso.

Para conquistar cada vez mais clientes, você pode diversificar os serviços prestados, optando por atividades que estão em alta no mercado:

  • Academia especializada na terceira idade
  • Yoga
  • Pilates
  • Hidroginástica
  • Academia de dança:zumba
  • Escola de natação

A qualidade do serviço prestado nesse tipo de negócio está diretamente ligada ao nível de qualificação dos professores e da manutenção dos equipamentos.

Ser professor de Educação Física ou ter esse profissional como sócio e/ou fazendo parte do quadro de funcionários é fundamental para quem pensa em abrir uma academia de ginástica.

Dicas de sucesso

Uma boa academia deve promover motivação e incentivar o aluno nas práticas que promovem o bem-estar e a manutenção da saúde.

  • Viabilize com objetividade, segurança e eficiência a elaboração dos programas de atividade física
  • Ofereça comodidade e vantagens na escolha dos horários e atividades pelos alunos
  • Melhore a qualidade de vida dos frequentadores da academia, por meio dos exercícios oferecidos
  • Tenha afinidade com o negócio e acompanhe a evolução do mercado, mantendo-se atualizado com as tendências do setor
  • Terceirize alguns serviços (médicos, informática, limpeza) para diminuir gastos
  • Mantenha uma programação diversificada para todas as idades, renovando a programação pelo menos a cada três meses
  • Invista no contato e relacionamento com o aluno, oferecendo todo o acompnahamento necessário ao seu melhor aproveitamento na academia
  • Aposte no design de ambientes como diferencial

Fonte: Sebrae

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