5

Você sabe o que é um Plano de Contingência de TI? Entenda e evite prejuízos!

Atualmente é improvável encontrar uma empresa que não faça uso de tecnologia. Nesse cenário, muitos gestores já sabem a importância de investir em medidas de segurança, mas nem sempre desenvolvem um plano de contingência de TI.

Não saber o que fazer em caso de incidentes que paralisem ou impactem as atividades da empresa ou que comprometam as informações e sistemas pode ser extremamente danoso.

Ainda que a empresa tenha recursos para evitar essas situações, não ter um plano que aponte como, porque e quando adotar medidas de proteção ou reparação de danos pode aumentar o prejuízo.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para que você entenda a importância de um Plano de Contingência de TI e saiba como desenvolver um para a sua empresa. Acompanhe!

O que é um Plano de Contingência de TI?

Um plano de contingência é um meio de garantir que a empresa possa agir com rapidez e segurança para evitar riscos, reduzir danos e recuperar o máximo de dados possível caso enfrente algum problema.

Assim sendo, um plano de contingência de TI é um documento elaborado com base na análise dos riscos aos quais a empresa está sujeito, considerando os recursos disponíveis para a definição das melhores maneiras de lidar com possíveis problemas como falhas técnicas, invasões, falta de energia e outros.

Como desenvolver um Plano de Contingência de TI para a sua empresa

É importante pensar que investir no desenvolvimento desse documento possibilita a definição de soluções perfeitamente adequadas à realidade de sua empresa e, então, realmente reduzir ou eliminar perdas e prejuízos.

Há algumas etapas a serem seguidas para um bom plano de contingência de TI:

  • Diagnóstico – consiste na identificação dos pontos fracos que poderiam ser foco de problemas para o setor de TI da empresa.
  • Análise de riscos – A partir das vulnerabilidades, deve-se considerar as possíveis ameaças e os fatores que possam levar à concretização desses riscos, como o ataque de vírus e a ausência de um antivírus corporativo.
  • Definição de prioridades – Identificar os processos vitais da empresa e apontar quais os sistemas precisam ser recuperados primeiro ou preferencialmente em casos de problemas.
  • Determinação de estratégias – Esse é o caminho para se definir como cada sistema deve ser recuperado (usando softwares? Aplicações?), quando e quem são os responsáveis por isso.
  • Redação e divulgação do documento – o plano de contingência precisa ser detalhadamente redigido e divulgado para que os colaboradores conheçam seus papéis no processo de gerenciamento de crises, bem como as estratégias a serem seguidas em cada caso.

Os riscos de não ter um Plano de Contingência de TI

Desenvolver um plano de contingência pode parecer trabalhoso e, por isso, muitas empresas acabam abrindo mão dessa tarefa. Para que você entenda melhor porque vale a pena realizar esse planejamento, apontamos alguns riscos aos quais uma empresa está sujeita:

Vírus e outros softwares maliciosos – Realizando constante troca de dados na web, empresas estão sujeitas a ação de softwares maliciosos que estão cada vez mais agressivos. É o caso, por exemplo, dos ransomwares que invadem os sistemas e pedem o pagamento de resgate pelos dados “sequestrados”.

  • Ataque de hackers – Os dados de uma empresa são muito valiosos e os hackers sabem disso. Por isso, pode acontecer de uma empresa estar sujeita a ataques que visam justamente comprometer suas atividades, roubar informações e até favorecer concorrentes.
  • Falha de software – As falhas em softwares e sistemas podem levar a perda de dados ou à paralisação das atividades da empresa até que o problema seja resolvido.
  • Falta de energia – ficar sem energia nem sempre significa pausar as atividades “somente” até que a luz volte. A queda pode, também, causar danos aos equipamentos e sistemas, problemas que podem demorar ainda mais para serem solucionados.

Vale lembrar que esses todos problemas também podem afetar a credibilidade da empresa, levando à perda de parceiros, investidores e clientes, minando seu poder de atuação no mercado.

Agora que você já sabe a importância de desenvolver um plano de contingência de TI, conheça as soluções que a Prolinx oferece para a proteção de sua empresa!

Fonte: Administradores

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.