Empreendedor, de 0 a 10 qual é o nível da relação entre você e seus funcionários? Começo fazendo esta pergunta porque entendo que a empresa é o reflexo do seu dono e, que para termos resultados acima da média, precisamos realmente cuidar de tudo que a envolve e, claro, o relacionamento com os nossos colaboradores é um dos fatores mais importantes e também primordiais para o sucesso do negócio.
Neste sentido, segundo uma pesquisa realizada pelo coautor do livro Inteligência Emocional 2.0, o americano Travis Bradberry, e publicada no site Business Insider, enquanto a maioria dos líderes acham que seus colaboradores se demitem por conta de problemas pontuais, na verdade, grande parte dos profissionais pede demissão por conta das atitudes de seus próprios chefes.
Imagino que você não deseja que o mesmo também aconteça em seu negócio. Por evitar isso, é sempre importante avaliar como os seus comportamentos como líder afetam sua equipe e, especialmente, onde a gestão de pessoas, o relacionamento e a comunicação interpessoal podem melhorar.
Já não basta apenas ter uma empresa fora da curva, pois se você como liderança está abaixo da média e, não corresponde às expectativas dos seus liderados a contento, eles não vão ficar. Portanto, se não quer perder seus talentos para a concorrência, veja minhas dicas infalíveis para fazer seus funcionários realmente amarem você e seu negócio.
- Cumpra seus compromissos
Se você disser que vai fazer algo, faça. Jamais faça promessas que você não pode cumprir ou apenas com o intuito de motivar a equipe em determinado momento. Honre seus compromissos, dê aos funcionários o que foi prometido e seja um líder em que eles podem confiar realmente. Isso se aplica a bônus, aumentos, benefícios, oportunidades, folgas e premiações, por exemplo.
2. Reconheça e recompense
Como não amar um chefe que reconhece seu trabalho, não é mesmo? Para isso busque ser um líder justo, participativo, que conhece bem sua equipe, suas demandas e desafios. Esteja atento e reconheça o foco, a dedicação, os sacrifícios e o compromisso dos seus colaboradores em dar o seu melhor para alcance efetivo das metas e resultados. Recompense-os de forma justa, seja por meio de promoções, participação nos lucros, bônus, aumentos, salários justos ou mesmo de um destaque público. Todo reconhecimento é sempre bem-vindo e eleva a autoestima e autoconfiança da equipe e a deixa mais engajada e feliz também.
3. Ouça o que eles têm a dizer
Seja um líder participativo, aquele que ouve seus funcionários, está atento às suas demandas, necessidades e que os instiga a participar da construção efetiva de novas ideias, decisões e dos resultados. Isso aumenta muito o engajamento e a sensação verdadeira de pertencimento, o que faz com que os profissionais se sintam realmente importantes para a empresa e respeitados por você.
4. Ofereça novos desafios
Para que seus profissionais cresçam e subam sempre novos degraus em suas carreiras é importante oferecer-lhes sempre desafios novos e empolgantes e estimulá-los a pensar fora da caixa. Isso mostra que você confia em seu trabalho e nas suas competências e habilidades, que está atento ao seu desempenho e quer incentivá-los a crescer cada vez mais. Fique atento, entretanto, para não dar metas altas demais, ou seja, que ao invés de motivar acabam desanimando seus colaboradores.
5. Seja uma referência positiva
Seja um líder que compartilha seus conhecimentos, experiências profissionais e de vida, suas habilidades técnicas e comportamentais e inspire seus liderados em seu caminho profissional. Saiba que sua forma de ser, pensar, se relacionar, comunicar e agir; está sempre sendo observada e avaliada por sua equipe, e é importante tê-lo como uma referência positiva. Esteja atento aos seus exemplos e procure ser o líder que seus colaboradores se orgulham de ter e seguir.
6. Seja justo!
Um ambiente de trabalho positivo é aquele onde todos os funcionários sentem que são tratados de forma igual, respeitados e também têm igual chance de mostrar seu trabalho, conhecimentos e experiências, aquilo que sabem e crescer na empresa. Seu papel como líder é ser justo, respeitar as diferenças, promover a integração entre as pessoas e seus conhecimentos e valorizar seus profissionais sem distinção ou sem privilegiar um ou outro mais ou menos.
7. Mostre que se importa
Mostre aos seus colaboradores o quanto eles são importantes para você tanto como profissionais como também como pessoas, seres humanos e que você verdadeiramente se importa com seu bem-estar, satisfação e crescimento. Algumas formas para isso consistem em promover programas de controle da qualidade do ambiente de trabalho, de prevenção a doenças, de bem-estar fora da empresa por meio de incentivos e parcerias com outras instituições e, nos momentos de dificuldades ou perdas, estar junto oferecendo seu apoio, respeito e humanidade.
8. Ofereça oportunidades de crescimento
Ofereça perspectivas reais de crescimento em sua empresa, de modo que seus talentos sintam que estão progredindo, dando um passo adiante e que além de reconhecimento, eles também têm a oportunidade de crescer junto com a empresa e alcançar novos níveis em sua carreira dentro dela. Como líder seu papel é estar atento a isso e de ir promovendo o desenvolvimento dos seus funcionários continuamente.
Fonte : A magia do mundo dos negócios