Slide67 Easy Resize.com

Como incentivar a colaboração na rotina de trabalho

Quer estimular a inovação na sua equipe? Abra espaço para sugestões

Uma cultura de compartilhamento contínuo é um instrumento poderoso dentro de qualquer organização. Além de integrar a equipe e contribuir para que todos se enxerguem como parte de um propósito comum, é fundamental para a busca por soluções de problemas e desenvolvimento de novos projetos. Mas como fazer isso?

A 3M é uma companhia globalmente reconhecida por tratar a inovação como uma força motriz estratégica do seu negócio. E para ser inovadora, um de seus pilares mais importantes é a colaboração. Em seu site no Brasil, a empresa apresenta um curso rápido sobre o tema e tiramos de lá algumas lições que podem auxiliar você e sua empresa.

Confira:

Liberdade

Não ouvir ideias, parar de aprender e ficar mergulhado na rotina, preso em velhos paradigmas mata a inovação. Quer estimular a inovação na sua equipe? Abra espaço para sugestões, dê liberdade para seus colaboradores sonharem e empreenderem, estimule uma visão de questionamento e desafio do convencional.

Atenção

Não adianta nada oferecer liberdade para sua equipe apresentar ideias se você e outros tomadores de decisão não vão dar a mínima. Esteja sempre disponível para ouvir o que as pessoas têm a dizer. Elas irão contribuir fortemente para a empresa se transformar. Elimine ao máximo as barreiras e garanta suporte para o desenvolvimento do novo projeto.

Aceite

Um mantra da 3M é: “Se a colaboração bater à sua porta, deixe-a entrar”. Na companhia, a colaboração é considerada um princípio sagrado para a inovação. Desde o início, é incentivada a livre troca de ideias entre funcionários, departamentos e funções. O intercâmbio permanente de ideias e um processo que

privilegia o trabalho em equipe permitiu a organização ultrapassar o registro de 100 mil patentes, baseadas em 46 plataformas tecnológicas.

Meios

Para que a colaboração flua de maneira objetiva, é necessário oferecer meios para essas trocas. Crie ambientes integrados, fóruns permanentes, ferramentais digitais organizados com alta capacidade de indexação e busca para que os profissionais ofereçam e encontrem ajuda, promova eventos com esse objetivo de intercâmbio. Na 3M, o Tech Forum e o Lab Day são ótimos exemplos disso. O primeiro é um espaço permanente que conecta profissionais de pesquisa e desenvolvimento da companhia em todo o mundo, um aperfeiçoamento do fórum que, antes mesmo de aparecer a internet, já existia dentro da organização. Já no LabDay, evento que ocorre uma vez por ano, a empresa reúne colaboradores de todas as áreas para trocar experiências sobre os mais novos projetos de inovação da companhia.

Fonte: Administradores

Você quer focar na sua especialidade para sua empresa ter um desempenho melhor? Conte com a Datanil, vamos simplificar os processos contábil, fiscal e trabalhista,  pois queremos contribuir para que você alcance os melhores resultados.

This Post Has 2 Comments

  1. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas